Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Atendimentos em diversas áreas marcam comemorações pelo Dia do Assistente Social no Ophir Loyola

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/05/2015 14h19

Pioneiro na inserção do Serviço Social no Pará, o Hospital Ophir Loyola comemora o Dia do Assistente Social, celebrado nesta sexta-feira (15), e os 60 anos de história da profissão na instituição com uma programação no ambulatório. O evento comemorativo se iniciou nesta quinta-feira (14) com apresentação musical de Jorginho e banda, corte de cabelo e doações para a confecção de perucas para as pacientes em tratamento quimioterápico pela ONG dos Ribeirinhos Vítimas de Acidente de Motor (Orvam).

“A data valoriza o papel do profissional na amenização dos problemas sociais, na orientação da população e identificação de recursos para atendimento e defesa dos direitos. Hoje, a profissão é imprescindível na sociedade, já que atua na orientação a indivíduos, grupos e famílias, além de realizar estudos sociais com vistas ao acesso a bens e serviços públicos”, afirma Lucilene Assunção, assistente social do HOL.

Uma dessas intervenções citadas por Lucilene garantiu o acesso ao tratamento de Maria Carvalho, 48 anos. Moradora do município de São Domingos do Capim, no nordeste do Pará, ela chegou ao Ophir Loyola sem nenhuma orientação e documentos necessários para dar início à assistência. “Eu realmente não sabia o que fazer, lá na minha cidade só disseram que  o tratamento era aqui. Se não fosse a orientação e intervenção profissional para me ajudar, talvez não tivesse nem iniciado o tratamento contra o câncer de mama”, disse.

A programação segue nesta sexta-feira, 15, das 9h às 12h, com apresentações musicais dos cantores Marcelo Wall, Nelsinho Rodrigues e outros convidados. Haverá ações de saúde, beleza e de cidadania com a oferta de corte de cabelo e maquiagem pelos salões Mania de Beleza, Funny Hair e Leila Jhonny Cabeleireiro; emissão de documentos e orientações sobre câncer e doação de sangue, com a participação do Hemopa.

Com a parceria da Orvam serão captados cabelos para a confecção de perucas para amenizar os danos causados à autoestima das pacientes. "Ano passado lançamos a campanha 'Fios que animam vidas', desde então mantemos essa parceria com o hospital na tentativa de diminuir o impacto social ocasionado pela queda de cabelo durante as sessões de quimoterapia", explicou Márcia Ghaffar, representante da Orvam.

Mensalmente são entregues cinco perucas para serem distribuídas pelo Serviço Social do Hospital às mulheres e meninas. Quem quiser doar cabelo, basta comparecer à sede da ONG, localizada na Avenida João Paulo II, Lote 134, bairro Castanheira ou ligar para o telefone (91) 3231-177.

O Dia do Assistente Social é comemorado em referência ao 15 de maio de 1962, quando foi editado o Decreto 994/62, que regulamenta a profissão e cria os Conselhos Federal e Regional. O Ophir Loyola inseriu o serviço social de forma pioneira no Pará em 18 de maio de 1955.

Nas décadas de 70 e 80, o serviço já estava solidificado e bem estruturado, tornando-se referência na intervenção profissional. Atualmente, cerca de 40 profissionais, distribuídos nas clínicas e nos atendimentos ambulatoriais, atuam na amenização dos problemas sociais dos pacientes e na democratização das informações e serviços que possam garantir o direito do usuário.