Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

HOL realiza palestras sobre saúde durante Semana de Enfermagem

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/05/2015 19h19

O Hospital Ophir Loyola encerrou nesta quinta-feira, 14, programação científica pela Semana Brasileira de Enfermagem (Sben) realizada no auditório Luiz geolás.  Esse ano o evento trouxe o tema “A Enfermagem em Defesa do SUS: Construindo a 15ª Conferência Nacional de Saúde”. A expectativa é que as discussões contribuam para a atualização da prática de enfermagem, entre eles, o fluxo de atendimento oncológico, política nacional de atenção hospitalar e ouvidoria nos serviços de saúde.

“O tema central proposto pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABen) possui duas dimensões; uma quantitativa, porque o maior contingente de profissionais atuante no Sistema Único de Saúde é de enfermagem. Mas tem também uma força qualitativa de lutar pelo direito à saúde, pela qualidade do cuidado, pela humanização, de contribuir pela implantação dos programas e projetos de saúde”, apontou Dra. Elizabeth Teixeira, presidente da ABen - seção Pará.

Por ser um hospital de ensino, a comissão organizadora promoveu a expansão do tema nacional através de uma abertura da realidade da oncologia e das políticas públicas de saúde, fundamentando os profissionais para conquistas  e participação na conferencia nacional de saúde em novembro de 2015. “É uma conquista da categoria ter uma semana brasileira para comemorar, estudar e poder trabalhar a ciência da enfermagem. Utilizamos o Sistema Nacional dentro da Política do SUS, assuntos referente à oncologia e cursos pré-eventos  para capacidade técnica e possibilitar a reflexão das nossas ações enquanto profissionais”, afirmou Eliete Morais, coordenadora do departamento enfermagem do HOL.

Uma das palestras abordou sobre o “fluxo do atendimento do paciente oncológico” para a compreensão do acesso às instancias de atenção. “O desconhecimento da nossa população é muito grande e quando se reporta a esse fluxo é necessário que cada um tenha a visão de quais são os diretos dos pacientes, como podem chegar ao atendimento da rede básica até a alta complexidade e a um centro de excelência como o Instituto Nacional do Câncer”.

Também foi apresentada a Política Nacional de Atenção Hospitalar no (SUS), instituída pela portaria nº 3.390, de 30 de dezembro de 2013, do Ministério da Saúde. “É uma política recente e que pretende colocar um hospital na rede de atenção à saúde. Para isso, este hospital precisa está de acordo com a demografia e perfil epidemiológico da população. O objetivo principal é reformular a forma atual de gestão e atenção hospitalar no Sistema Único de Saúde (SUS) dentro das esferas municipais, estaduais e federal”, explicou Dra. Conceição Freitas, palestrante  da programação.

A programação do Ophir Loyola reuniu cerca de 150 pessoas, dentre elas Karina Pantoja, 24 anos. “Foi uma excelente oportunidade para conhecer mais sobre  abordagens assistenciais, políticas públicas e desenvolver um pensamento crítico nos profissionais”.