Polo Joalheiro promove curso de Precificação de Produtos de Moda e Joia
Atitudes simples, como pesquisar matéria-prima, calcular custos anuais, lançar mão de técnicas de marketing e promoções, assim como utilizar corretamente ferramentas midiáticas, podem fazer grande diferença na hora do empresário e micro empreendedor individual estipularem preços aos seus produtos de joalheria ou de moda. Esses e outros tópicos foram abordados, desde o início desta semana, no auditório do Espaço São José Liberto (ESJL), onde aconteceu o curso de "Precificação de Produtos de Moda e Joia: da Criação ao Mercado", promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/Pará).
A atividade integra a programação anual de capacitação e qualificação profissional do Programa Polo Joalheiro do Pará e pretende orientar empreendedores dos segmentos criativos de joia e moda, cadastrados no programa, para a formação de preços de produtos para os mercados consumidores finais (varejo) e de atacado.
A ministrante convidada, Karina Achôa, de São Paulo (SP), é desenhista industrial, consultora de Design e Produção, diretora de Criação da E. Fechos - Entremeios e Artesanato Mineral e especialista em economia criativa. Economizar tempo e custo de produção, aumentando a competitividade, bem como o tripé “material utilizado, serviço e valor percebido”, foram abordagens feitas por Karina Achôa durante as aulas. Ela orientou os participantes sobre cada etapa do processo de precificação e suas variadas características: a do material, do serviço em si e do valor percebido.
Sobre a produção artesanal com criações a partir de projeto único, de acordo com a consultora, o aspecto de exclusividade no design e matéria-prima selecionada dessas criações deverá ter esse diferencial agregado no custo final e isso deve ficar claro para o cliente. Na hora de precificar uma joia ou acessório de moda, todos precisam estar atentos, ainda, para entraves que possam surgir no processo, como dificuldades técnicas de atraso na entrega do material ou do serviço. “Isso pode encarecer o produto e, nesse caso, ou a empresa arca com a diferença ou vai conversar com o cliente. Em geral, você vai conseguir dar o preço estimado por hora de trabalho e mão de obra”, explicou.
Entre os 20 participantes do curso está Kelly Badarane, proprietária da Kdesign Acessórios, micro empresa de bijuterias e acessórios de moda, participante, desde 2003, do Programa Polo Joalheiro. A empresária já ficou em primeiro lugar na categoria Pará e em segundo na categoria nacional, como Mulher Empreendedora Sebrae Pará e Segundo Norte. Um dos “segredos” do sucesso de Kelly está na divulgação que ela mesma faz dos seus produtos em mídias sociais. Após as peças serem fotografadas pela empresária, as imagens são tratadas por meio dos programas Corel e Ligthtroom, investimento feito após dicas recebidas em um curso da Eduk, que promove aulas ao vivo e gratuitas pela internet. “Com o tempo fui aprimorando a técnica e o olhar nas fotos. E esse curso de ‘Precificação’ é de fundamental importância para a nossa empresa, pela experiência repassada pela Karina Achôa”, disse Kelly.
Economia criativa
Para Rosa Helena Neves, diretora executiva do Programa Polo Joalheiro do Pará, Igama e Espaço São José Liberto, a realização do curso atendeu uma demanda de profissionais do setor de joia e moda e a metodologia adotada permitiu uma troca de experiência muito importante para o fortalecimento da capacidade empreendedora dos microempresários e empreendedores individuais participantes. Ela informou, ainda, que no dia 28 de maio, dando prosseguimento à agenda de qualificação, acontecerá o Seminário “Propriedade Intelectual na Moda, Joia e Artesanato”, que será proferido por professores da Universidade Estadual do Pará (Uepa).