Presidente da Fundação Pro Paz faz visita técnica em Santarém
Nesta quarta-feira (20), o presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt, fez visita técnica na cidade de Santarém, no oeste paraense, por conta da assinatura de convênio do Governo do Pará com a empresa Telefônica Vivo para a ação SMS Social e a divulgação das estatísticas sobre exploração sexual contra crianças e adolescentes no Estado, com recorte detalhado do Baixo Amazonas.
Ainda pela manhã, ele visitou o 4° Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, localizado no município, para conhecer de perto o Projeto Escola da Vida, garantido com recursos do Pro Paz e executado pela corporação. Segundo o titular da fundação, o trabalho social desenvolvido pelos Bombeiros é fundamental para a garantia de direitos de crianças e adolescentes no Baixo Amazonas.
"É uma alegria muito grande visitar Santarém e conhecer mais de perto o trabalho desenvolvido pelos Bombeiros. Além de ser uma alternativa de aprendizado e incentivo futuro ao ingresso na corporação, o Escola da Vida é um elo entre o Governo do Pará e a sociedade, com o fortalecimento da cidadania, da prevenção à vulnerabilidade social por meio da cultura de paz", detalhou Jorge Bittencourt.
Para o coronel bombeiro Luiz Cláudio Santos, que está à frente do batalhão, a parceria da corporação com a Fundação Pro Paz é histórica e tende a ser fortalecida. "Atualmente, trabalhamos com 160 crianças com noções da nossa área, como combate a incêndio, por exemplo, orientações de cidadania e atividades de esporte e lazer. A parceria foi imprescindível para que conseguíssemos atuar nessa área social na nossa região. Quem ganha com isso é a sociedade", destacou.
O adolescente Joseph Sousa (14), que frequenta o Projeto Escola da Vida há quatro anos, diz que o projeto refletiu sua vida. " Cheguei aqui por meio de um primo, que é militar, e pude aprender como ser uma pessoa melhor. Pretendo ser um cidadão de valor e levar esses ensinamentos a outras pessoas", explicou o jovem, que já é brigadista da corporação.
A visita foi finalizada com reunião no Núcleo do Pro Paz Integrado de Santarém, que juntamente à Delegacia Especializada de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Deaca) e a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), oferta serviço integrado às crianças, adolescentes e mulheres vítimas de diversas formas de violência no Baixo Amazonas. Houve reunião ainda com representante do Conselho Tutelar de Alter do Chão, e haverá agenda com a Prefeitura de Santarém.
Na quinta-feira, 21, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Fundação Pro Paz apresentará as estatísticas de atendimento aos casos de exploração sexual contra crianças e adolescentes no Núcleo do Pro Paz Integrado de Santarém, quando também será assinado o termo de cooperação com a Telefônica Vivo.