Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REGULAMENTAÇÃO

Imetropará prorroga prazo para verificação de taxímetros em Santarém

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/05/2015 16h03

O Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará) prorrogou o prazo de inscrição para a verificação de taxímetros no município de Santarém. O adiamento deve-se ao fato de que ainda existem 120, dos 651 taxistas registrados na cidade, que ainda não atenderam à convocação para renovação da verificação metrológica. O novo prazo vai até a sexta-feira, 29.

Para realizar a verificação o taxista precisa fazer o agendamento da verificação metrológica no Portal de Serviço do Inmetro nos Estados (PSIE), onde será emitida a Guia de Recolhimento da União (GRU) para o pagamento da taxa referente ao serviço. De posse da guia quitada, o taxista deverá se dirigir à Regional do Imetropará em Santarém, na data prevista, para o teste de pista, onde o aparelho será verificado. Se o instrumento for aprovado, o condutor receberá um certificado e o selo de verificação, válido até 2016, que o tornam apto a oferecer seus serviços à população.

De acordo com o gerente de Tecnologia da Informação do Imetropará, Edilson Júnior, os taxistas podem solicitar o agendamento da verificação metrológica dos taxímetros a partir de hoje. “Com o adiamento, nós prorrogamos também o prazo de verificação de taxímetro. O Sistema está liberado para fazer o agendamento até o dia 29 de maio. Todos os taxímetros que ainda não foram aferidos devem passam por esse procedimento”, disse.

O presidente do Imetropará, Jorge Rezende, alerta para a importância de respeitar o prazo para a realização desse procedimento. “A verificação é obrigatória e atesta se o taxímetro está funcionando corretamente. A medida é boa tanto para os usuários, que vão pagar o valor correto da corrida, quanto para os taxistas, que terão aparelhos verificados pelo Imetropará, o que garante credibilidade ao trabalho deles”, explica o titular.

O procedimento deveria ter sido feito em março, mas atendendo a um pedido do Sindicato dos Taxistas de Santarém (Sintsan ) o instituto concedeu o adiamento do data para que a categoria tentasse o reajuste na tarifa do serviço junto ao governo municipal.

Serviço: O posto do Imetropará em Santarém funciona das 8h às 14h, na Travessa Silva Jardim, nº 320, bairro da Aldeia.