Polícia Militar intensifica operações na Região Metropolitana de Belém
Diversas ações e operações da Polícia Militar em diferentes bairros da Região Metropolitana estão acontecendo desde a manhã de quarta-feira, 27, e segue ao longo da semana em locais estratégicos e mapeados como de incidência maior de crimes, com destaque para o combate do tráfico de drogas e seus desdobramentos.
A Polícia Militar vem intensificando o policiamento, tanto é que o saldo das primeiras 24 horas já chega há 15 pessoas presas, duas negociações com sucesso em tomadas de reféns, apreensão de armas e simulacros, apreensão de mais de 100 papelotes de cocaína, além de maconha e trouxa de entorpecentes, cerca de 700 veículos abordados entre os de carga, de passeio, coletivos e de aluguel e 900 motocicletas fiscalizadas e veículos recuperados em dados somente da capital.
Segundo a Polícia Militar, as ações estão ocorrendo durante todo o dia, manhã, tarde, noite e madrugada, e contam com o efetivo dos comandos de Policiamento da Capital, da Região Metropolitana, de Missões Especiais e de Policiamento Especializado, além do apoio de órgãos como a Polícia Civil, as Guardas Municipais da RMB, divisões de fiscalização de trânsito municipais, Detran e outros órgãos parceiros.
As operações estão distribuídas da seguinte maneira: Barreira Policial, com abordagens a veículos particulares e de aluguel, de passeio e coletivos, além de motocicletas, bicicletas e transeuntes; Saída Segura, efetivada nos locais de saída dos ônibus que transitam na cidade; Saturação e Incursão, com presença efetiva de policiais à pé e em viaturas e Hypnus, de fiscalização de bares, casas de show e estabelecimentos similares. A PM investe no reforço policial e na utilização de pessoal administrativo para o incremento efetivo no policiamento ostensivo.
Sem prazo para encerrar e considerando ainda outros eventos de porte que serão realizados no final de semana, as operações serão intensificadas de sexta a domingo, e terão ainda o acréscimo de outras como as que fiscalizarão a presença de menores de idade em situações de risco e outras, todas com o objetivo comum de diminuir consideravelmente as ocorrências de crimes e prender criminosos que estão atuando na região.
A PM solicita à população que em caso de atitudes suspeitas de pessoas ou grupos, entrem em contato através do Disque Denúncia – 181, meio pelo qual o denunciante não precisa se identificar.