Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SERVIÇOS

Pro Paz leva ação de cidadania aos bairros da Pratinha e Cabanagem

Por Redação - Agência PA (SECOM)
06/06/2015 15h32

A Fundação Pro Paz, secretarias de Assistência, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Saúde Pública (Sespa) e de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), além da Defensoria Pública, promoveram ação cidadã neste sábado (6), nas Escolas Estaduais Paulo Fonteles de Lima e Cristo Redentor, localizadas nos bairros Pratinha e Cabanagem, respectivamente. A ação também teve o apoio da Prefeitura de Belém.

Foram oferecidos serviços de emissão de documentos (RG, carteira de trabalho, Certidão de Nascimento), fotografias 3x4 e atendimento jurídico. Também foram ofertados serviços de saúde, como vacinação contra hepatites virais e testes rápidos de HIV. Cerca de mil pessoas foram atendidas.

Vinte adolescentes da escola Paulo Fonteles atuaram como voluntários na ação. Para Vanderson Melo, 16 anos, que mora na Pratinha e frequenta o terceiro ano do ensino médio, falou da importância de apoiar o Estado no atendimento à sociedade. "Não é bom apenas para nós, que ganhamos experiência. Estamos aqui para ajudar a atender a população que tanto precisa de cidadania", disse o jovem, que também é estagiário da Sejudh.

A dona de casa Maysa Santos, 23, aproveitou pra regularizar a identidade e registrar a filha Maria Ester, de apenas 7 meses de vida. "Minha identidade estava rasurada, aí ainda não havia conseguido emitir a certidão de nascimento da Ester. Ainda bem que o Pro Paz veio até o nosso bairro e facilitou nossa vida. Agora minha bebê está registrada", frisou.

O serviço mais procurado nos dois bairros foi documentação. A dona de casa Maria da Conceição Brito, 61, aproveitou para emitir nova identidade. "Meu documento estava danificado. Meu esposo tem limitação visual, e para termos nossos benefícios em dia, a documentação precisa estar toda certinha. O atendimento foi rápido. O povo da Pratinha só tem a agradecer", assinalou.

O estudante Antoni Marcos Teixeira, 15, também morador da Pratinha, procurou a ação já pensando no primeiro emprego. "Vim em busca da minha carteira de trabalho, pois preciso procurar um estágio ou emprego para ajudar a família", explicou.

A moradora da Cabanagem Graciana Ramos, 50, procurou os serviços de saúde e cidadania. "Aproveitei para colocar a saúde em dia. Fiz uma avaliação e tomei vacina para prevenir a gripe. Minha filha, Jheniffer, também veio junto e tirou a carteira de trabalho. Foi ótimo o atendimento, todos os serviços no mesmo lugar. Prefeitura e governo estão de parabéns", elogiou.

Para o presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt, a integração entre município e Estado tem sido fundamental para o sucesso das ações. "É nosso dever, enquanto gestores, oferecer serviços como estes à população. A cidadania está em cada documento, cada atendimento e cada minuto que dedicamos em atender essas pessoas. É importante ressaltar o suporte fundamental da Segup, por meio das operações nos bairros, para que eventos como estes possam ocorrer. Em breve, embarcaremos na nossa ação cidadania deste ano pelo Marajó", adiantou.