Diário Oficial completa 124 anos de olho no futuro
O Diário Oficial do Estado (DOE) completa 124 anos de circulação. A edição desta quinta-feira, 11, é especial. A capa e contracapa foram produzidas em policromia e destacam como a tecnologia está oferecendo segurança às publicações do DOE. A edição mostra também que o certificado digital emitido pela Imprensa Oficial – uma espécie de carteira de identidade virtual - apresenta às instituições do Executivo, Legislativo e Judiciário, bem como ao cidadão, uma maneira mais eficaz para executar transações financeiras por meio da internet.
O leitor do Diário Oficial vai ficar informado dos eventos promovidos pela autarquia na XIX Feira Pan-Amazônica do Livro, como os lançamentos de obras de autores paraenses e o sucesso do Sarau Livro Solidário, que reuniu centenas de alunos, professores e escritores de renome nacional, que dividiram suas experiências com os futuros leitores.
História
A primeira edição do Diário Oficial circulou em 11 de junho de 1891, no governo do capitão de mar-e-guerra Duarte Huet de Bacellar Pinto Guedes. Ao longo desse tempo, o matutino deu um grande passo tecnológico: ganhou uma versão online, em HTML, sendo o primeiro jornal oficial brasileiro a ter seu conteúdo completo publicado na web, simultaneamente com sua edição impressa.
Em 2012 passou a ter a certificação digital, um "carimbo eletrônico" que garante a veracidade do conteúdo da edição publicada no site. Além disso, a Imprensa Oficial é uma Autoridade de Registro, ligada à AC Imprensa Oficial de São Paulo, sendo agência emissora de e-CPF e e-CNPJ (o certificado digital), entre outros produtos do ICP-Brasil. Com essa tecnologia, a IOE reforça sua missão institucional, atribuindo ao seu principal produto, o Diário Oficial do Estado, em sua versão online, o mesmo valor da versão impressa.