Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Pro Paz disponibiliza serviços no Benguí e Guanabara

Por Redação - Agência PA (SECOM)
13/06/2015 15h30

As equipes do Pro Paz Cidadania, com o apoio da Secretaria de Assistência, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e Defensoria Pública, em parceria com a Prefeitura Municipal de Belém e Prefeitura Municipal de Ananindeua realizaram ações simultâneas nos Bairros da Guanabara e Benguí, na Região Metropolitana de Belém (RMB), com oferta de serviços de documentação, saúde e atendimento jurídico.

Moradora do bairro das Águas Lindas, em Ananindeua, Elivana Pinto, 18 anos, conseguiu tirar a Carteira de Trabalho e Previdência Social. “É um novo passo para a minha vida, pois vou ter um filho e precisamos ter nosso sustento. A Carteira de Trabalho vai me ajudar a garantir meu primeiro emprego", disse a jovem que buscou atendimento na Unidade de Educação Infantil Irmã Nair Bezerra da Trindade, no bairro da Guanabara.

Para a jovem de Ananindeua, Alessandra Guedes, de 24 anos, o atendimento chegou na hora certa. "Esse tipo de ação facilita a nossa vida, pois vem pra mais perto da população e ajuda a quem mais precisa num dia em que a maioria das pessoas tem tempo livre", explicou.

Ainda na ação de Ananindeua, que além da prefeitura local contou com o apoio da Câmara Municipal, o Pro Paz viabilizou serviços de emissão de documentos como Carteira de Trabalho, Identidade e fotografias 3x4. Na área da saúde, houve atendimento do projeto Brasil Sorridente, agendamento médico para especialidades como pediatria, urologia, clínica geral e ortopedia, assim como testes de glicemia, serviços que foram disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde.

O coordenador do Pro Paz Cidadania, Vagno Ramos, informou que na ação do Benguí houve grande procura por documentação. "A grande procura geralmente é por documentos, pois as pessoas aproveitam o tempo livre e a proximidade com as ações nos bairros para regularizar suas pendências. É uma satisfação muito grande trazer esses serviços à população por meio do Pro Paz e os nossos parceiros", detalhou.

A Escola Municipal Maria Amoras, no Benguí, recebeu duas Unidades Móveis da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que contou com clínico geral, pediatra, ginecologista e auxiliar de enfermagem. A secretaria também disponibilizou vacinas, testes rápidos de DST/AIDS, glicemia e dispensa de medicamentos à população.

A dona de casa Ana Carla Cunha, 32, moradora do Benguí, procurou o serviço de terceira via de Certidão de Nascimento para ela e de segunda via para o filho. "A ação do Pro Paz foi importante porque preciso desses documentos para fazer o cadastramento do Programa Bolsa Família e aqui pude encontrar todos os serviços de forma rápida e gratuita. Isso é muito bom pra gente", declarou.

Por meio de parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), a ação do Benguí contou com vários serviços a exemplo da educação, avaliação e orientação nutricional com classificação de alimentos, onde alunos do curso de nutrição da Universidade da Amazônia (Unama) e Faculdade Integrada Brasil Amazônia (Fibra) realizaram atendimentos.

A Prefeitura de Belém ainda levou ao Benguí imunização, emissão de cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), consulta em ginecologia e pediatria, orientação à prevenção de doenças transmitidas por vetores como Dengue, Chikungunya e Esquistossomose, além de brincadeiras educativas. No próximo sábado, 20, o Pro Paz Cidadania fará outras duas ações simultâneas, uma no Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e outra no distrito de Mosqueiro.