Ópera Estúdio da FCG faz recital em Santo Alexandre
O projeto Ópera Estúdio, da Fundação Carlos Gomes (FCG), finaliza as atividades do primeiro semestre de 2015 com uma apresentação artística na noite desta quinta-feira (18), às 18h, na Igreja de Santo Alexandre, na Cidade Velha, em Belém. Os cantores líricos que integram o projeto desenvolvido pela Coordenadoria de Extensão e Pesquisa da FCG irão interpretar um repertório variado de música sacra, ópera e canções de câmara. O recital terá a participação da pianista Adriana Azulay, que irá acompanhar os cantores ao piano.
Criado há pouco mais de um ano, o Ópera Estúdio é uma atividade curricular e de extensão que tem como objetivo preparar o aluno de canto para a carreira artística profissional de cantor de ópera. O projeto pretende, no futuro, fazer parte do currículo do Curso de Bacharelado em Música do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG) como matéria obrigatória. A ideia também é que ele seja uma extensão do curso a ser oferecido a alunos de outras instituições.
Para integrar o Ópera Estúdio, os alunos são selecionados através de audição realizada anualmente. A exigência é que sejam cantores em formação ou já formados. A partir do ingresso no projeto, eles participam de ensaios e cursos que são ministrados no IECG durante o período letivo da instituição.
Há, ainda, oportunidade de fazer cursos de pequena duração no exterior em grandes centros de ópera com professores renomados. Atualmente integram o Ópera Estúdio 25 cantores líricos selecionados pelo IECG. "O Ópera Estúdio vem suprir uma lacuna que existe na formação dos nossos cantores, que atualmente saem da sala de aula de técnica vocal diretamente para os palcos do teatro, sem ter tido nenhuma formação ou experiência cênica", explica Jena Vieira, idealizadora e coordenadora do projeto.
Serviço:
Recital Ópera Estúdio
Data: 18 de Junho de 2015
Local: Igreja de Santo Alexandre
Hora: 18h
Local: Igreja de Santo Alexandre, na Pça Frei Caetano Brandão s/ n – Cidade velha
Entrada Franca