Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
RESPONSABILIDADE SOCIAL

Pro Paz inaugura ludoteca para atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual

Por Redação - Agência PA (SECOM)
17/06/2015 18h38

Na manhã desta quarta-feira, 17, através da parceria entre a Fundação Pro Paz e o Instituto Sabin, foi inaugurada uma ludoteca no polo do Pro Paz Integrado localizado na Santa Casa de Misericórdia do Pará. No espaço, serão disponibilizados equipamentos lúdicos como jogos, brinquedos, livros e material pedagógico para colaborar e facilitar no atendimento de crianças e adolescentes vítimas de exploração sexual.

A ludoteca da Santa Casa é a 45ª inaugurada pelo Instituto Sabin, que tem como missão reunir e formalizar práticas de responsabilidade social, através de parcerias com governos estaduais. Além de promover a recuperação e familiarização destas crianças e adolescentes com o ambiente infantil, colaborando para a sua recuperação psicossocial, é através destes brinquedos lúdicos unidos ao atendimento psicológico, que estas crianças têm a possibilidade de revelar detalhes sobre o abuso sofrido e assim, ajudar na identificação de seu possível abusador, facilitando nas investigações.

“Aqui, no Pará, tivemos o interesse em nos unir ao Pro Paz que desenvolve um trabalho integrado que já é referência em todo o Brasil. A ludoteca vem para melhorar ainda mais o trabalho realizado com estas crianças e adolescentes. Estamos dialogando ainda, para que esta parceria se estenda também ao polo do Pro Paz Integrado localizado no Centro de Perícias Científicas Renato Chaves”, afirmou Fábio Deboni, gerente executivo do Instituto Sabin.

Segundo o presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt, parcerias como essa vem para aprimorar o trabalho realizado pela fundação. "Temos a honra de sermos reconhecidos como um importante instrumento de garantia de direitos e enfrentamento à violência no Brasil e parcerias como essa vem para fortalecer o trabalho que realizamos com estas crianças e adolescentes, promovendo um atendimento integral e de qualidade”, apontou.

“Esta ludoteca é um espaço de suma importância para o Pro Paz, pois permite que a criança se sinta familiarizada com o ambiente infantil, contribuindo para a diminuição da sobrecarga emocional que ela passou. Além disto, é uma forma que nós, psicólogos, temos para realizar esclarecimentos sobre o abuso através destes aparatos lúdicos. Aqui, a criança se sente protegida, tal como a sua família”, explicou Sarah Barros, psicóloga do Pro Paz Integrado da Santa Casa.

O projeto - O Pro Paz Integrado é um projeto que oferece acolhimento psicossocial especializado; garante os direitos básicos relacionados à saúde física, emocional, mental e reprodutiva; previne contra as DSTs/ Aids e gravidez decorrente de estupro, com medidas profiláticas e também interrompe a gravidez decorrente de violência sexual, conforme a legislação.

De 2004 a março deste ano, o projeto já atendeu 24.679 pessoas, através dos núcleos localizados na RMB e nas cidades de Santarém, Bragança, Paragominas, Tucuruí e Altamira. Do total de atendimentos, 12.727 são crianças e adolescentes vítimas de diversas formas de violência, principalmente a sexual.

A implantação do projeto vem ajudando a superar os traumas das vítimas e seus familiares, além de incentivar a denúncia de crimes cometidos contra crianças, adolescentes e mulheres. Ainda este ano, a Fundação Pro Paz ampliará seus serviços às regiões do Marajó e Carajás, com os Núcleos Regionais de Breves e Parauapebas.