Fundação Pro Paz realiza ações de cidadania em Belém e Mosqueiro
A Fundação Pro Paz, com o apoio das Secretarias de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Segurança Pública e Defesa Social (Segup) e Defensoria Pública, em parceria com a Prefeitura Municipal de Belém, realizou ações simultâneas na Região Metropolitana de Belém e no distrito de Mosqueiro neste sábado, 20. As ações, realizadas pela equipe do Pro Paz Cidadania, ofertaram serviços de documentação, saúde e atendimento jurídico.
Na Região Metropolitana, a ação foi realizada em parceria com o Comando Geral do Corpo de Bombeiros e ofereceu serviços de emissão de documentos, fotografias 3x4 e atendimento jurídico. Além disso, também foram oferecidos serviços de saúde como vacinação contra hepatites virais e testes rápidos de HIV.
Laiena Caroline, 26 anos, aproveitou a ação para tirar a segunda via da sua carteira de identidade no seu dia de folga. “Essas ações são ótimas para nós, que trabalhamos durante a semana e não temos tempo para tirar estes documentos. Eventos assim vêm para o benefício da população”.
“Hoje é um dia especial para nós, com uma ação que abrange tantos serviços para a população. A parceria com o Pro Paz vem para acrescentar ao evento, uma vez que a fundação traz seus serviços, através de parceiros, para a população que respondeu comparecendo em peso”, afirmou o coronel Nahum Fernandes, comandante geral do Corpo de Bombeiros.
Mosqueiro
Na Ilha de Mosqueiro, a ação foi realizada na Escola Estadual Honorato Filgueiras e além destes serviços, também foi oferecido cadastro para o programa Bolsa Família, iniciação de seguro-desemprego, além de outros serviços de saúde como atendimento com clínico geral, pediatra e ginecologista, através de duas Unidades Móveis da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A prefeitura de Belém levou, ainda, serviços de orientação à prevenção de doenças transmitidas por vetores como dengue, chikungunya e esquistossomose.
Vilma Lima, moradora de Mosqueiro, soube da ação através do chamado de um carro-som e levou seus filhos, Josias Lima, de 5 meses, e Josué Lima, de 8 anos, para receber atendimento com um pediatra. “O atendimento ocorreu de forma rápida, com médicos muito atenciosos. É muito bom para a população quando o Pro Paz oferece estes serviços. Estou muito feliz com a forma como meus filhos foram atendidos hoje”.
Ludmila Rodrigues, 18 anos, aproveitou o sábado para tirar a sua primeira carteira de trabalho. “Quero começar a procurar trabalho e essa ação veio na hora certa. O serviço foi rápido e eficiente e já estou saindo com a minha carteira. Espero que estes serviços sejam sempre realizados para a população”.
Para o presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt, todas estas parcerias vem parar acrescentar nas ações e beneficiar ainda mais a população. "É uma satisfação muito grande trazer estes serviços à população em diferentes localidades, hoje. Parcerias como estas, com o Corpo de Bombeiros e a Prefeitura, por exemplo, são muito importantes para a Fundação, pois vêm para fortalecer ainda mais o nosso trabalho”.