Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
POLÍTICA PÚBLICA

Conferência vai debater o fortalecimento da política de juventude estadual

Por Redação - Agência PA (SECOM)
24/06/2015 15h52

Ontem, 23, o Diário Oficial do Estado (DOE) publicou o regimento da 3ª Conferência Estadual de Políticas Públicas de Juventude no Estado do Pará. O evento, que será coordenado pela Fundação Pro Paz, por meio do projeto Pro Paz Juventude e pela Secretária de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH), traz como tema “A Juventude Paraense conectada por direitos” com o objetivo geral de contribuir para a construção e o fortalecimento da Política de Juventude no Estado.

De acordo com o calendário publicado no DOE, a Conferência Estadual de Juventude ocorrerá nos dias 29, 30 e 31 de outubro em Belém, e serão divididos em cinco segmentos: municipais, deliberadas pelos municípios; Regional e Estadual, definidas pelo governo do Estado; etapa livre, direcionado à sociedade civil e etapa nacional, que culmina com todas as etapas realizadas nos Estados da federação.

Esses eventos já têm calendário definido: de 01 de junho a 15 de agosto ocorrerão as etapas municipais; de 01 de julho a 15 de setembro as etapas regionais; de 01 de junho a 30 de setembro as etapas livres. Todos os delegados eleitos para a 3ª Conferência Estadual de Juventude deverão ter entre 18 e 29 anos, exceto os gestores, conselheiros e membros da Comissão Organizadora Estadual.

Seguindo este calendário, as conferências regionais ocorrerão nos municípios de Parauapebas, Capanema, Abaetetuba, Itaituba, Santarém, Altamira, Castanhal, Tucuruí, Redenção, Paragominas, Salvaterra, Breves e Belém. As regionais das cidades de Tucuruí, Bragança e Abaetetuba já têm suas datas marcadas para 4, 11 e 17 de julho, respectivamente.

As Comissões Organizadoras das Conferências Municipais com caráter eletivo deverão informar à Comissão Organizadora Estadual sobre a sua instalação e datas das Conferências Municipais até o dia 03 de julho por meio de protocolo da SEJUDH ou pelo e-mail [email protected], da Gerência de Promoção dos Direitos de Juventude. Os relatórios das Conferências Municipais deverão ser protocolados na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos até o dia 28 de agosto deste ano.

Por meio do Governo do Pará, em 2011, o Pro Paz Juventude, em parceria com a SEJUDH, promoveu 13 conferências regionais de juventude em todas as regiões do estado e uma conferência estadual de juventude, contando com a participação de aproximadamente 3.000 jovens, que tiveram este espaço para dialogar com o governo na busca da construção do pacto pela juventude paraense, tema central das referidas conferências.

Para o presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt, as conferências representam um momento reflexivo e de proatividade da juventude paraense no que toca seus anseios e protagonismo social. “Nossos jovens vivem um momento crucial para as discussões do espaço que desejam para que possam se tornar atores atuantes socialmente e, assim, protagonizarem mudanças de suas próprias vidas, mas sem deixar de exercer um papel cidadão. Não há como fazer política pública direcionada à juventude sem escutá-la e é por este motivo que o Estado do Pará assume o compromisso de democratizar o debate e atender os anseios dessa camada tão importante para o país. O Pro Paz Juventude e a SEJUDH são as pontes do Estado com esses jovens e temos certeza que deste projeto surgirão bons frutos”, declarou o presidente.

De acordo com o titular da SEJUDH, Michel Durans, as conferências tem um papel fundamental de estimular os jovens. “Um evento desta natureza, articulado, que integra Governo Estadual, gestores municipais e sociedade em geral, serve para estimular os jovens ao protagonismo social. Assim, o diálogo entre as partes resulta na consolidação de uma política de juventude capaz de assegurar direitos”, observou Durans.