Imetropará fiscaliza empresas que trabalham com gás de cozinha
O Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará) iniciou na segunda-feira, 15, a Operação Especial Extraordinária GLP - Serviço, cujo objetivo é a defesa do consumidor e preservação do meio ambiente. Estão sendo fiscalizados o Serviço de Inspeção de Recipientes Transportáveis para Gás Liquefeito de Petróleo, executado pelas empresas distribuidoras, e o serviço de requalificação de recipientes transportáveis para GLP, de responsabilidade das oficinas requalificadoras desses recipientes.
A operação prossegue até esta sexta-feira, 26, e os agentes do órgão delegado do Inmetro no Estado já visitaram três estabelecimentos em Belém, nos quais foram verificados mais de 5 mil produtos. Nenhum apresentou irregularidades. "É de extrema importância o consumidor identificar se o GLP, mais conhecido como gás de cozinha, possui o selo de avaliação da conformidade, pois garante que ele passou por todos os procedimentos de segurança, além de buscar informações de armazenamento e conservação, evitando futuros acidentes", comenta o gerente do setor de Verificação da Conformidade do Imetropará, Jorge de Figueiredo.
Já o consumidor deve ficar atento no momento da compra desses produtos, uma vez que o selo do Inmetro é obrigatório e garante que seu uso é seguro. Em caso de dúvidas ou denúncias, a Ouvidoria do Imetropará pode ser acionada por meio do telefone 0800-280-1919, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou ainda pelo e-mail [email protected].