Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESIGN

Curso no Polo Joalheiro capacita profissionais e acadêmicos

Por Redação - Agência PA (SECOM)
26/06/2015 18h59

O Programa Polo Joalheiro do Pará – Espaço São José Liberto (ESJL) promoveu, de 24 a 26 de junho, o curso “Outro olhar: a ressignificação do presente no design de joias contemporâneas”, com a designer paraense Clarisse Fonseca. O curso foi realizado no auditório do espaço. A ação integra a agenda de qualificação profissional do Polo Joalheiro, que adota estratégias para promover a profissionalização dos segmentos de joia e de moda, sendo destinada a empreendedores criativos participantes do programa e do Arranjo Produtivo Local (APL) de Gemas e Joias do ESJL, além de acadêmicos da área de moda oriundos de instituições parceiras.

As ações visam incrementar a competitividade e o fortalecimento das competências criativas e capacidades empreendedoras. Em 2015, a meta é capacitar cerca de 700 empreendedores. De acordo com Brenda Lopes, designer de joias e acessórios de moda do Polo, o curso proporcionou outro olhar sobre o produto, joias e acessórios de moda, também na contemporaneidade.

Graduada em Design, mestre em Artes e doutoranda em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial (ESDI) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Clarisse Fonseca prestou consultoria ao Polo Joalheiro por vários anos, antes de viajar para a capital carioca, em 2014. O curso “Outro olhar: a ressignificação do presente no design de joias contemporâneas”, segundo ela, foi pensado para estimular e proporcionar mais diálogo entre os designers, que vivem em um ritmo de criação muito intenso.

“Foi uma oportunidade para refletirmos sobre em que momento estamos na nossa própria produção de joias e acessórios contemporâneos para, a partir daí, propor uma reflexão sobre o processo criativo e sobre como nos percebemos nele”, avalia Clarisse Fonseca. “As pessoas dialogaram muito aqui, trocaram anseios, desejos e conclusões positivas de tudo o que contraíram junto com o Polo Joalheiro, enquanto imagem, identidade e produto joia e acessório de moda”, completou.

30 pessoas participaram do curso, entre segmentos de moda e de joia, incluindo, além dos integrantes do programa, acadêmicos da área de moda das seguintes instituições parceiras: Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (Iesam), Estácio de Sá – FAP, Universidade da Amazônia (Unama), Universidade do Estado do Pará (Uepa) e Faculdades dos Estudos Avançados no Pará (Feapa).

Segundo a direção do Programa Polo Joalheiro do Pará, parcerias com instituições de ensino que oferecem cursos voltados para a área de Desing têm sido fortalecidas no sentido de construir um “laboratório de trocas de experiências” que permitam a concretização de workshops, concursos, desfiles, oficinas, exposições, feiras, dentre outras iniciativas que visam oferecer ao estudante de design a experiência real de um empreendedor. 

Consumo consciente - Além do incentivo aos novos criadores, segundo a diretora executiva do Instituto de Gemas e Joias da Amazônia (Igama) e do ESJL/Polo Joalheiro, Rosa Helena Neves, o Polo Joalheiro tem apoiado e pretende continuar estimulando iniciativas para a geração, criação e circulação de produtos sustentáveis, como, por exemplo, as gemas vegetais e as joias geradas por processos de aproveitamento de subprodutos e resíduos da ourivesaria, com destaque para a coleção “Metal-morfose”, lançada em 2014, projetos desenvolvidos pelo mestre ourives e pesquisador Paulo Tavares.

A preocupação com o consumo consciente é uma nova área de estudo e investimentos da agenda anual do programa. A proposta consiste em oportunizar ao público consumidor de joias o acesso gratuito a cursos que promovam conhecimento sobre o assunto, abrangendo temas como a preservação de joias. Os cursos que serão oferecidos no segundo semestre permitirão a este consumidor a rara experiência em compreender alguns processos de criação e produção de joias e quais são os requisitos necessários para efetivar uma compra justa de joias.