Hospital Geral de Tailândia inicia campanha interna de combate a hepatites virais
O Hospital Geral de Tailândia (HGT), na mesorregião do nordeste paraense, deu início a uma campanha educativa de combate à hepatites, doença que atualmente atinge cerca de 1,5 milhão de pessoas no Brasil. A ação é feita em consonância com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa), que lançou a campanha “Julho Amarelo” com a finalidade de intensificar a prevenção e controle das hepatites virais. A programação no hospital se estenderá até 28 de julho, data em que é lembrado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, mobilizando colaboradores, usuários e acompanhantes em torno da realização de palestras, distribuição de material educativo e orientações sobre as principais formas de contágio e prevenção da doença.
O tema está sendo abordado pelo enfermeiro Wanderson Lisboa Braga, do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, com apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), que está encarregado de levar essas informações aos colaboradores com palestras no auditório do hospital e distribuição de panfletos em todos os setores. “Nosso objetivo é atingir integralmente os colaboradores”, destaca Elizabett Gomes, do NEP.
Responsável por um grande fluxo de atendimento na assistência de baixa e média complexidade, o HGT contabilizou, em dois anos, 14.850 consultas ambulatoriais e 292.192 exames complementares, o que evidencia a necessidade de se esclarecer e orientar esse contingente que depende do Sistema Único de Saúde (SUS). “O hospital tem a responsabilidade de garantir assistência de qualidade para cerca de 240 mil habitantes dessa região”, ressaltou o enfermeiro.
Durante as palestras, Wanderson Lisboa Braga destaca a necessidade imperativa do diagnóstico precoce das hepatites. Segundo dados da Sespa, os casos da doença têm aumentado no Pará. Entre 2007 e 2014 foram confirmados 2.211 casos do tipo B e outras 871 ocorrências do tipo C. Da infecção até a fase da cirrose hepática, pode levar de 20 a 30 anos, em média, sem nenhum sintoma.
O HGT dispõe de 52 leitos e disponibiliza as especialidades de clínica médica, pediatria, cirurgia geral, ginecologia/obstetrícia, ortopedia/traumatologia, radiologia, anestesiologia, oftalmologia, cardiologia e endocrinologia, além de uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com 10 leitos (adulto e pediátrico). Os usuários também dispoem de exames de mamografia, endoscopia, ultrassom, eletrocardiograma, raio X e exames laboratoriais. Outros equipamentos foram adquiridos, como o de vídeoendoscopia, ultrassonografia e eletrocardiograma.
Serviço: O Hospital Geral de Tailândia fica na Avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Mais informações pelo fone (91) 3752-3121.