Adepará apreende três toneladas de pescado em Outeiro
Após denúncia, a Agência de Defesa Agropecuária do Pará (Adepará) apreendeu na manhã desta quinta-feira (23), na ilha de Outeiro, cerca de três toneladas de pescado congelado e in natura, parte dele provavelmente proveniente do Estado do Paraná. Os peixes estavam em um estabelecimento já interditado anteriormente pela Adepará por falta de estrutura e que funcionava atualmente de forma clandestina. O produto não tinha origem comprovada.
A ação foi feita em conjunto pela Adepará e as polícias Civil e Militar. À tarde, a carga foi levada para um frigorífico certificado, onde passou pela inspeção de um veterinário da agência. “Separamos por espécies e avaliamos as condições desse peixe, como temperatura e odor, entre outros fatores, para atestar as condições”, explicou a veterinária da Adepará Sumaya Paulino.
“Sardinha, tainha, xaréu e dourada foram algumas das espécies encontradas. A fiscalização é a proteção da saúde do consumidor e da economia do Estado”, completou o gerente do Serviço de Inspeção Animal da Adepará, Jefferson Oliveira. O que for atestado sem condições para o consumo será destruído. O pescado que ainda estiver próprio para o consumo humano será doado a instituições cadastradas na agência.