Parceria entre NAC, Ceasa e Emater vai garantir capacitação em floricultura e culinária
A partir do dia 10 de agosto, o Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC), em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) e a Central de Abastecimento do Pará (Ceasa), passará a ofertar cursos de capacitação por meio dos projetos “Cultivando Flores e Vidas” e “Cozinha Sustentável” a moradores de comunidades carentes da capital.
Os últimos ajustes na programação dos cursos foram feitos na última semana, durante encontro entre a diretora de Desenvolvimento Comunitário do NAC, Eneida Almeida, e a engenheira agrônoma e coordenadora dos projetos pela Emater, Maria Josefa do Nascimento. “Os cursos são destinados a pessoas que tenham interesse em aprender mais sobre floricultura e o preparo de comidas. Ao final, eles estarão aptos a gerenciar a própria produção, garantindo uma renda extra para reforço do orçamento familiar", ressalta Josefa do Nascimento.
O projeto Cultivando Flores e Vidas tem duração de um mês e as atividades estão focadas na área de floricultura e jardinagem, incluindo noções de empreendedorismo, produção e venda, para facilitar a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho. Foram ofertadas 20 vagas por curso e as aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h.
Já o Cozinha Sustentável tem duração de duas semanas, com aulas das 13h às 17h, onde os alunos aprenderão a fazer salgados, doces, beneficiamento de frutas, além de cardápios alternativos, com base no reaproveitamento de partes de frutas e verduras que normalmente são dispensadas. Também foram ofertadas 20 vagas por turma, todas já preenchidas. Os dois cursos serão ministrados na Ceasa.
A primeira turma do "Cultivando Flores e Vidas" teve início em dezembro de 2011 e era formada por internos da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe). Até 2014, quatro turmas foram certificadas, totalizando 90 participantes. No ano anterior, quase 40 moradores do bairro Curió-Utinga, em Belém, participaram do "Cozinha Saudável".
“Até agora temos obtido bons resultados com esses cursos. Muitas dessas pessoas que passaram pela capacitação acabaram por conseguir bons empregos na área de jardinagem ou até mesmo abriram o próprio negócio no ramo da alimentação. A expectativa com essa nova parceria é garantir oportunidade de emprego e renda para outras dezenas de famílias”, explica Daniele Khayat, diretor geral do NAC.
As inscrições para as turmas de agosto já estão encerradas. Quem se interessar pelos cursos e quiser mais informações sobre matrículas para as novas turmas pode entrar em contato pelo número (91) 3248-2588.