Hospital Geral de Tailândia realiza atividades de estimulo à amamentação
Termina nesta sexta-feira, 7, as atividades do Hospital Geral de Tailândia (HGT), no nordeste do Estado, voltadas para a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2015, que este ano tem como tema “Amamentação e Trabalho, para dar certo o compromisso é de todos!”. Durante toda a semana, palestras de esclarecimento e distribuição de material sobre o assunto foram oferecidas aos usuários da maternidade, que só no ano passado realizou quase três mil partos.
A diretora de enfermagem interina, Marise Moraes, explica que as ações têm como principal objetivo incentivar ativamente as mães colaboradoras e pacientes à manutenção da amamentação, mesmo depois da retomada das atividades profissionais. “Durante as palestras e as intervenções nas recepções e atendimentos do hospital, evidenciamos os benefícios e possibilidades de continuar amamentação e, assim, despertar a conscientização das vantagens em apoiar essa prática”, observou Marise.
De acordo com ela, o aleitamento é um processo que envolve uma profunda interação entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança e na sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no desenvolvimento cognitivo e emocional, além de econômica e eficaz intervenção para redução da morbimortalidade infantil
De volta ao trabalho recentemente, a servidora Cleuda Lice, mãe do Calebe, admite que sofreu com a ansiedade quando pensou na possibilidade de ficar longe do primeiro filho durante parte do dia. “A data da volta ao trabalho estava chegando e ansiedade do que fazer pra continuar amamentado era uma preocupação constante, mas hoje estou feliz. Recebi minhas férias logo após a licença maternidade, e agora tenho uma hora por dia para amamentar meu filho”, explicou Cleuda.
De parto normal, Gabrielle Barroso da Silva, 21 anos, agradeceu o atendimento e as orientações sobre o assunto. A colega de enfermaria, Diana dos Reis Souza, 26 anos, que também experimentou o parto natural, foi outra que elogiou a assistência e as orientações recebidas sobre a importância da amamentação. As duas garantiram se sentir mais seguras depois de receber as informações.
Com 52 leitos, o Hospital Geral de Tailândia oferece as especialidades de clínica médica, cirurgia geral, pediatria, ginecologia/obstetrícia, ortopedia/traumatologia, radiologia, anestesiologia, cardiologia, oftalmologia e endocrinologia. A instituição fica na Avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo.