Soprano Eliane Coelho ministra masterclass de canto para jovens artistas
“É uma ótima oportunidade de intercâmbio de informações”, declarou o universitário Idaías Souto, de 33 anos, um dos participantes do masterclass de canto lírico que foi ministrado pela soprano Eliane Coelho, no último sábado, dia 8, dentro da programação do XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz. Prestes a concluir o bacharelado em Música, o universitário foi um dos nove artistas previamente selecionados por meio do Recital dos Cantores Líricos Paraenses, umas próximas atrações do Festival, que participaram do masterclass.
Apesar de já atuar como barítono, Idaías procura sempre se atualizar e aproveita todas as oportunidades na área do canto lírico. “Aprender técnicas repassadas por artistas com experiência internacional é de grande importância. O Festival de Ópera proporciona essa oportunidade de nos aproximarmos do cenário lírico mundial e conhecer o que há de mais atual fora do nosso País”, comentou.
A soprano Eliane Coelho, que foi uma das estrelas do Concerto de Abertura do Festival, na noite da última sexta-feira, 7, acompanhou de perto as apresentações dos participantes e fez as orientações necessárias.
A jovem Dhuly Contente, de 23 anos, também estava entre os participantes do curso. “Esse tipo de iniciativa é uma oportunidade única para aprendermos técnicas vocais repassadas por uma artista de renome internacional, como é o caso da Eliane. Todas as dicas que aprendi aqui no masterclass serão fundamentais para o meu crescimento profissional”, declarou.
O masterclass é uma prática muito usual em todo o mundo e que se mostra uma ótima oportunidade de intercâmbio de informações entre o público interessado e o profissional ministrante. Durante o masterclass, os participantes têm a oportunidade de demonstrar sua técnica, repertório e interpretação, submetendo-os à avaliação do profissional orientador. Além disso, podem assistir às apresentações dos outros cantores. Quem quiser pode participar como ouvinte, mas terá uma participação passiva, assistindo às interferências do orientador do masterclass, destinadas a cada cantor.
As amigas Adriane Luiza Seabra e Edlly Soares Santana, ambas de 18 anos, participaram como ouvintes, e saíram do local maravilhadas. “Eu tinha curiosidade em saber um pouco sobre o canto lírico, mas não imaginei que fosse tão difícil. É algo lindo, mas que exige muito estudo e ensaio”, comentou Adriane. “Estamos encantadas”, completou Edlly, enquanto observava tudo com atenção.
Dando continuidade à programação do Festival de Ópera, na próxima terça-feira, dia 11, o maestro Miguel Campos Neto, titular da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, ministra a palestra “A Regência Operística”, às 18h30, no Theatro da Paz. A entrada é franca.
(Colaboração: Noely Lima)