Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Festival de Ópera apresenta palestras com entrada gratuita nesta terça-feira

Por Redação - Agência PA (SECOM)
10/08/2015 16h58

 

A programação do XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz continua nesta terça-feira (11), com duas palestras de profissionais envolvidos na produção do evento. Às 18h30, o maestro Miguel Campos Neto, titular da sinfônica do teatro, ministra a palestra “A Regência Operística”, e às 20 horas, na sala de ensaio, a coreógrafa Marília Viegas Araújo fala sobre “O Coro em Movimento”. A programação tem entrada franca.

A palestra “A Regência Operística” não se resume somente às peculiaridades da regência operística, afirma Miguel Campos Neto. “Vou abordar vários outros pontos, como as particularidades da regência operísticas, a importância dessa regência dentro de um aspecto total, como ela se compara e como é importante para os maestros. Vou falar também o que os maestros do passado achavam sobre a vida no fosso onde se localizam as orquestras, o que é estar ali e viver nesse local”, completa.

A deficiência das escolas de regência moderna quanto à regência operística também será debatida. “E vou falar das peculiaridades da regência operísticas comparada com à regência puramente instrumental e a deficiência das escolas de regência modernas, além de contar a minha trajetória na regência em geral e na operística”, antecipa maestro. 

Coreografia – A coreógrafa Marília Viegas Araújo, que mora na Bahia, foi convidada pelo diretor da ópera “Os Pescadores de Pérolas”, Fernando Meirelles, para preparar o coro lírico do festival. Ela vai coreografar e preparar os integrantes do grupo, porque eles terão de se movimentar e, às vezes, dançar em cena. Marília fala sobre esse trabalho aos cantores e também ao público. Ela atua como professora de dança de acordo com o método da Reeducação do Movimento de Ivaldo Bertazzo, com quem trabalhou por muitos anos em mais de 20 produções, entre elas “Dança das Marés”, de 2002, e “Samwaad, Rua do Encontro”, com apresentações entre 2003 e 2005.

Já fez a coreografia uma montagem da ópera “Os Pescadores de Pérolas” no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 2005. Coreografou ainda o programa de Natal da Xuxa, em 2007, o espetáculo “Doce Deleite”, dirigido por Marília Pêra em 2008, campanhas da empresa de telefonia Vivo, em 2009 e 2010, e a peça “Por Pouco”, dirigida por Ary Coslov.

Fez assistência de direção para Bia Lessa nas óperas “Cavalleria Rusticana” e “Pagliacci”, para Marília Pêra na comédia “A Saga da Senhora do Café”, para José Possi Neto nos espetáculos “O Baile” e “Cabaret Melinda” e para os diretores Alice Borges, Edio Nunes e Marcos Acher no espetáculo “Randevu do Avesso”

Serviço: Palestras “A Regência Operística”, às 18h30, com o maestro Miguel Campos Neto, e “O Coro em Movimento”, às 20h, nesta terça-feira (11), com a coreógrafa Marília Viegas Araújo, no  XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz. Entrada gratuita.