Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VERIFICAÇÃO

Imetropará fiscalizou estabelecimentos comerciais em 36 municípios no mês de julho

Por Redação - Agência PA (SECOM)
13/08/2015 16h04

Após conclusão das perícias do Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará), a autarquia vinculada ao Governo do Estado divulgou o resultado da Operação Verão que realizou durante o período das férias escolares. Fizeram parte da fiscalização e verificação, instrumentos de pesar e medir (bombas de combustível e balanças) e fiscalização de produtos pré-medidos (aqueles embalados sem a presença do consumidor).

A ação teve início no dia 06 de julho e foi concluída no dia 31 do mesmo mês. As equipes do Imetropará realizaram a verificação metrológica em diversos segmentos do comércio em 36 municípios.

Na região do Salgado, foram verificadas bombas de abastecimento em postos de gasolina, onde 85 bombas foram vistoriadas e nenhuma irregularidade foi encontrada. As balanças utilizadas no comércio local, em supermercados, terminais de pesca e mercados municipais também foram fiscalizadas. Ao todo 390 balanças passaram por inspeção, sendo aprovadas 332 e 58 unidades reprovadas, representando um índice de 85% de aprovação. O total de estabelecimentos visitados foram 296, com um total geral de 496 instrumentos inspecionados.

Dentre as irregularidades encontradas estava uma balança no Mercado Municipal de Salinópolis, com erro acima do admissível em verificação contra o consumidor, onde um peixe com peso real de 700g a balança indicava 1kg. Ou seja, o consumidor estava pagando 42% a mais do que deveria. Todos os instrumentos irregulares foram interditados e os proprietários foram autuados.

“A operação foi minuciosa por parte dos fiscais, que passaram um verdadeiro ‘pente fino’ nos locais de comercialização de combustíveis, balanças e postos de venda de produtos pré-medidos, representando um trabalho em favor da população paraense”, disse o presidente do Imetropará, Jorge Rezende.

Fiscalização de Produtos Pré-medidos

Agentes da divisão de pré-medidos também estiveram em Salinas e Região Metropolitana de Belém. Durante esse período, somente na região do Salgado, 941 produtos foram verificados. Desse total, 25 foram coletados para análise em laboratório, onde 18 apresentaram erros contra o consumidor por estarem com o peso abaixo do indicado na embalagem.

“A intenção de intensificarmos a verificação nesse período de maior demanda por esses produtos foi fazer um acompanhamento de mercado e averiguar se o consumidor não estava sendo prejudicado ao comprar esse tipo de item”, disse Jorge Rezende.

Acidente de Consumo

Ações educativas e diversas atividades também foram desenvolvidas no município de Salinópolis durante o período das férias escolares, em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e Defesa Civil. O objetivo foi orientar veranistas e crianças sobre a prevenção de acidentes de consumo.