Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGROPECUÁRIA

Adepará atua no recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos em Ananindeua

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/08/2015 16h17

No último dia 10, a Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) atuou em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) no projeto de recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxico. A ação foi realizada na estrada do Curuçambá, em Ananindeua, na Cooperativa dos Agricultores da Gleba Guajará. O município foi escolhido em função do número de produtores e da quantidade de agrotóxicos utilizados. São parceiros nesse projeto o Ministério Público Estadual, a Associação do Comércio Agropecuário do Pará (Acap), o Serviço Nacional de Aprendizado Rural (Senar) e a casa agropecuária Ianetama.

O Recebimento Itinerante de embalagens vazias tem como objetivo auxiliar o produtor rural, já que a legislação versa que ele tem que devolver as embalagens na casa agropecuária em que adquiriu o produto. A Adepará participa da ação fiscalizando desde a comercialização, o uso e o descarte dos produtos agrotóxicos. O gerente de agrotóxicos da Adepará, Leônidas de Castro acompanhou a ação no Curuçambá. Ainda esse ano, serão feitos os Recebimentos Itinerantes nos municípios de Capitão Poço, Santa Izabel do Pará e Canaã dos Carajás.

O Inpev foi criado pela indústria de fabricação de agrotóxicos para fazer a gestão pós-consumo das embalagens. A central de recebimento de embalagens vazias funciona no município de Paragominas e o posto de recebimento em Marabá, na Associação do Comércio de Insumos Agropecuários de Marabá e Região (Aciamar).

Além do Recebimento Itinerante, a Gerência de Agrotóxicos da Adepará participa de três, das cinco comissões temáticas do Fórum Estadual de Combate aos Impactos Causados pelos Agrotóxicos. Nesta sexta-feira, 14, o órgão estará presente na reunião do Fórum, compondo a Comissão Temática de Meio Ambiente. Dia 27, durante a 4ª Reunião Ordinária do Fórum, Leônidas de Castro acompanhará os fiscais estaduais agropecuários Joelson de Souza, da  Comissão Temática de Rastreabilidade, e Iracema Santos, da Comissão temática de Fiscalização, ambos engenheiros agrônomos.