Órgão que reúne Assembleias de Deus no Pará ganha sessão especial na Alepa
Uma sessão especial realizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), na manhã desta segunda-feira, 17, marcou os 94 anos de fundação da Convenção Interestadual de Ministros e Igrejas Evangélicas Assembleias de Deus no Estado do Pará (COMIEADEPA).
A instituição, criada 1921, teve como presidentes Samuel Nystron, Nels Nelson, Francisco Pereira, José Menezes, Alcebíades Vasconcelos, Firmino Gouveia, Josias Camelo e o Reverendo Gilberto Marques, que há 25 anos está à frente da Convenção. A Banda Musical “Harmonia Celeste”, o conjunto de jovens e adolescentes do Maguari e outros grupos evangélicos apresentaram-se no evento.
A Associação Amazônica Evangélica (AAME), criada a partir do trabalho solidário realizado pela instituição, possibilitou a construção do Hospital Galileu e inaugurou um trabalho pioneiro entre povos indígenas. A associação também já atendeu a mais de duas mil crianças e adolescentes. Atualmente, a COMIEDEPA, sediada na Rodovia Mário Covas, possui 810 igrejas, cerca de 8 mil templos, 750 mil fieis e algo em torno de 3 mil pastores filiados, em todo o Pará.
Autor da proposta da sessão solene, o líder do Partido Social Cristão (PSC) na Alepa, deputado Olival Marques, fez um breve relato histórico sobre a Convenção. “Hoje, como parlamentar, apoiado por nossa Convenção e nossas Igrejas, tenho a honra de ter sido o autor da proposição desta sessão especial que reconhece a importância histórica de nossa instituição no Pará e no Brasil. Deus me deu o privilégio de nascer num lar cristão, onde, desde muito cedo ouvi e aprendi de meus pais o quanto é importante o comprometimento com as coisas do Reino de Deus”, recordou o parlamentar.
O pastor Gilberto Marques, presidente da instituição, agradeceu aos parlamentares pela homenagem. “Na COMIEADEPA não temos partidarismos. Nossa missão é propagar a paz, a harmonia e o serviço de Deus. Por isso, conclamo todos ao amor, para vencer diante da situação delicada que estamos vivendo em nosso país. Porque através do amor conseguimos fazer o bem”, observou.
O vice-governador Zequinha Marinho, que também é membro da COMIEADEPA, foi agraciado com um título honorífico pelos relevantes serviços prestados à Convenção. “Louvo a Deus porque, assim como o Pará foi o berço da Assembleia de Deus no mundo, nossa convenção no Brasil contribui com a missão de levar o evangelho a outros locais. Temos muito desafios a vencer e nossos parlamentares evangélicos precisam estar atentos, pois a igreja tem que estar atuando nas ruas e em todos os locais”, disse.
Participaram do evento a deputada federal Júlia Marinho (PSC), o presidente da Assembléia Legislativa, deputado estadual Márcio Miranda; os deputados estaduais Raimundo Santos, Eliel Faustino e Jaques Neves, além de várias lideranças da Assembleia de Deus, membros da COMIEADEPA e convidados.