Governador prestigia a montagem da ópera “A Ceia dos Cardeais”
O governador do Estado, Simão Jatene, prestigiou o segundo dia de apresentação da ópera “A Ceia dos Cardeais”, do compositor paraense Arthur Iberê de Lemos, na noite desta quarta-feira, 19. O espetáculo estreou no último dia 18, na igreja de Santo Alexandre, no centro histórico de Belém.
A montagem integra a programação do XIV Festival de Ópera do Teatro da Paz, promovido pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura do Pará (Secult). A ópera terá mais uma récita, nesta quinta, 20, no mesmo horário, às 20 horas. Os ingressos já se esgotaram, mas hoje a TV Cultura fará a transmissão direta da apresentação.
Repetindo a programação de estreia, o musicólogo Mauro Chantal ministrou a palestra “Da Criação, da Estreia. Do Esquecimento e do Resgate: a Ópera ‘A Ceia dos Cardeais’ de Arthur Iberê de Lemos”, objeto de uma longa pesquisa feita por ele.
Acompanhado da primeira dama do Estado, Ana Jatene, o governador destacou a iniciativa de se levar o espetáculo para dentro da igreja de Santo Alexandre. “Esse espaço por si só já enche a alma da gente. Nesses tempos tão difíceis pelos quais o País vem passando, poder viver um momento como este, que exalta a obra de um artista paraense, uma ópera com tamanha qualidade, é, sem dúvida, algo maravilhoso. O Pará tem muitos talentos, alguns deles ainda carentes do devido reconhecimento. São riquezas que estão em nossas mãos e precisam ser mostradas, exaltadas, como acontece nesse Festival, que existe unicamente por um motivo: a existência de oito milhões de paraenses que contribuem para a realização deste evento. Estão todos de parabéns”, completou.
Ao final da apresentação, o governador fez questão de cumprimentar os artistas envolvidos na montagem. “Minha profunda gratidão a Deus e aos paraenses, porque são eles a razão desse festival existir e abrir espaço aos artistas que, com o seu talento, nos proporcionam momentos especiais como esse que vivemos aqui”, agradeceu.
Serviço: XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz - “A Ceia dos Cardeais”, de Iberê de Lemos. Última récita nesta quinta-feira, 20, às 20h, na igreja de Santo Alexandre, bairro da Cidade Velha. Ingressos esgotados. Informações: 4009-8759.
(Colaboração: Noely Lima)