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Hospital regional em Breves ratifica qualidade dos serviços em audiência pública

Por Redação - Agência PA (SECOM)
21/08/2015 12h34

Cerca de 200 pessoas lotaram o auditório do Centro de Desenvolvimento e Educação Prof. Dr. João Messias dos Santos (Cedep), na última quarta-feira (19), durante audiência pública para avaliação dos serviços prestados pelo Hospital Regional Público do Marajó (HRPM), na cidade de Breves, no arquipélago do Marajó. A ação foi promovida pelo Conselho Municipal de Saúde. A apresentação dos resultados de atendimento à assistência de média e alta complexidade para cerca de 270 mil habitantes de sete municípios do 8° Centro Regional de Saúde (8° CRS), foi conduzida pelo diretor Operacional do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), Adriano de Lima, juntamente com o diretor Executivo do HRPM, Thiarle Dassi.

Com a presença maciça da comunidade e seus representes, os debates abordaram a ampliação dos serviços oferecidos pelo hospital, abertura de mais leitos de UTI e o funcionamento do hospital. Com prestação de contas trimestral à Secretaria de Estado de Saúde do Estado (Sespa), a administração do HRPM é fiscalizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Pará, e também pode ser fiscalizada pelo Conselho Estadual de Saúde.

Os significativos resultados de atendimento ganharam destaque na apresentação ao público presente composto por autoridades locais e a sociedade civil organizada. Referência para a resolução dos casos mais graves dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o HRPM oferece 70 leitos clínicas integradas com as especialidades de obstetrícia, cirurgia, ortopedia, oftalmologia, cardiologia, pediatria, clínica médica, anestesia, terapia intensiva, além de exames laboratoriais, por imagem e métodos gráficos. O hospital oferece também centro cirúrgico e obstétrico com três salas cirúrgicas, uma para reanimação, um ambiente de pós-operatório e uma sala de pré-operatório.

Adriano de Lima ressaltou que, assim como nos demais hospitais regionais do Pará, para obter atendimento, os pacientes são referenciados pelo Hospital Municipal e passam por avaliação da Central Regional de Regulação, que, de acordo com a disponibilidade de leitos, libera o atendimento no Hospital Regional do Marajó. “O atendimento a assistência básica é de responsabilidade da gestão municipal. Cada um cumpre seu papel dentro da saúde pública”, explicou. Adriano de Lima destacou que o hospital oferece os serviços atendendo o contrato vigente com o governo do Estado, o que vem refletindo o índice de 96% de satisfação do usuário, de janeiro a julho deste ano.

Entre os dados dos resultados dos serviços prestados pelo hospital de janeiro a julho deste ano, ele destacou 1.759 internações, 1.365 cirurgias, 12.289 consultas ambulatoriais, sendo que 1.768 absenteísmo (pacientes que estavam com atendimento agendado, mas não compareceram).

Serviço- O HRPM dispõe de atendimento ambulatorial de segunda a sexta-feira, de 7 as 18 horas. O hospital está localizado na Av. Rio Branco, 1.266, Centro. Mais informações: (91) 3783-2140/ 3783-2127.