Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Dia do folclore é celebrado em unidade socioeducativa de semiliberdade

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/08/2015 13h24

Na semana em que se comemora o Dia do Folclore, celebrado no dia 22 de gosto, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e servidoras do Centro de Atendimento de Semiliberdade Feminino (Casf) reuniram-se na última sexta-feira, 21, para uma programação especial. O objetivo foi apresentar para as socioeducandas a riqueza e diversidade cultural do estado, passando adiante as diferentes manifestações culturais do Estado.

Apresentação de lendas e mitos, cantigas de roda e oficina de carimbó foram apenas algumas atividades desenvolvidas pela equipe técnica às adolescentes que cumprem medidas socioeducativas de semiliberdade.

Para a arte educadora Gisele Santos, o mais importante é garantir a vontade das adolescentes em conhecer mais sobre a cultura local, já que algumas nunca tiveram contato com as diversas manifestações artísticas do estado. 

“Apresentamos o significado do folclore no dia a dia, lendas, contos e uma oficina de carimbó. A dificuldade em atividades como essa é a falta de conhecimento das adolescentes sobre a própria cultura, mas com força de vontade a gente consegue levar conhecimento para elas”, garantiu Gisele.

Suzana Vieira, do apoio pedagógico do Casf, destaca as formas diferentes de abordar as atividades com as adolescentes, já que elas estão em semiliberdade e vivem a expectativa de sair em liberdade assistida. “Existe uma grande diferença entre a internação e semiliberdade, aqui elas têm esse convívio com a sociedade e com isso trabalhamos bastante a motivação das meninas para que elas tenham vontade de participar das atividades”, explica.