Pro Paz Enem leva aula para o município de Benevides
O segundo Aulão do Pro Paz Enem aconteceu no município de Benevides, na manhã deste domingo, 23, no município de Benevides. Promovido pelo Governo do Pará por meio da Fundação Pro Paz e em parceria com a Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), o projeto tem como objetivo preparar estudantes da rede pública estadual de ensino para a prova do Enem, que acontecerá nos dias 24 e 25 de outubro.
Levar o conteúdo programático do Enem de forma dinâmica e objetiva para alunos de todas as regiões do Estado. Foi com esse objetivo que foi pensado o Pro Paz Enem, formado por aulões gratuitos sobre os principais temas do conteúdo programático da prova, na região metropolitana de Belém e nos municípios de Abaetetuba, Breves e Benevides. As aulas serão divididas em assuntos de onze matérias das quatro áreas de conhecimento e contarão, também, com professores de libras. O projeto visa atingir cerca de 5 mil estudantes.
No município de Benevides, o aulão ocorreu de 8h à 12h, na Escola Estadual de Ensino fundamental e Médio Otávio Meira. Aproximadamente 400 alunos participaram da aula. Julia Lima, 17 anos, moradora de Benevides, destaca a importância de ter o aulão em seu município. “É muito importante pra a gente ter uma revisão assim aqui. Essas aulas acontecem muito nos colégios da capital, mas, pela distância, fica dificil para nós acompanharmos. A forma como os professores adotaram as aulas foi muito dinâmica, o que facilitou nossa aprendizagem. Sem dúvida, venho nas próximas.”
Professora de língua portuguesa, Joana Vieira parabeniza a iniciativa do Governo do Estado “É um projeto inovador. O governo do Estado acertou ao juntar uma equipe de professores com vasta experiência para trazer essa revisão para os alunos. Todas as aulas têm sido um sucesso e os alunos têm comparecido em peso aos eventos”, afirmou.
"São mais de 390 mil alunos inscritos no Enem somente no Pará. Nossa intenção é vir como um reforço para os alunos nesta reta final do Enem. Nossa maior intenção é fazer com que aumente cada vez mais o numero de jovens que ingressam no ensino superior e estamos com este projeto justamente para ajudar estes estudantes rumo à sua vitória na prova", afirmou a titular da Secretaria Extraordinária de Integração de Políticas Sociais (Seips), Izabela Jatene.
Além dos aulões, o projeto conta ainda com a capacitação de professores da rede pública de ensino na preparação de questões que possam subsidiar os alunos nos dias da prova. O Pro Paz Enem conta com uma equipe formada por 21 professores e oferecerá plantões para tirar dúvidas dos alunos através dos canais interativos online e de uma caravana itinerante nas escolas por meio da Central Enem.
Com o objetivo de também levar estas aulas para outros municípios do Estado, o projeto irá contar ainda com um programa semanal na Tv Cultura, que será ao vivo e terá uma plateia formada por alunos de escolas da rede pública estadual de ensino. Após exibição, os episódios exibidos na TV Cultura serão disponibilizados nas redes sociais do governo do Estado.
Agenda da caravana Pro Paz Enem 2015: Progrmação
29 e 30/08 – Abaetetuba/Breves
12 e 13/09 – Benevides
19 e 20/09 – Abaetetuba/Breves
26 e 27/09 – Benevides
03 e 04/10 – Abaetetuba/Breves
17 e 18/10 – Benevides.