Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JUSTIÇA

Defensoria Pública promoverá mutirões para desafogar atendimentos no interior

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/08/2015 12h32

O Núcleo Regional Guamá da Defensoria Pública do Estado vai promover, a partir deste mês, uma série de mutirões nos municípios onde está presente e que já possuem defensores públicos itinerantes. O objetivo da ação é desafogar o agendamento e o atendimento dos defensores que atuam na região.

De acordo com a coordenadora da Regional Guamá, defensora Jacqueline Loureiro, a ideia surgiu em razão das constantes reclamações dos defensores itinerantes em não conseguir realizar os atendimentos de maneira eficiente, pois a procura é maior que a oferta. Uma equipe composta por quatro defensores, quatro servidores públicos e quatro estagiários atuarão nesta força-tarefa.

Os atendimentos contemplam desde divórcios consensuais, execução de alimentos, investigação e reconhecimento extrajudicial de paternidade, a retificação de registro público extrajudicial, 2ª via de registros públicos e acordos extrajudiciais.

Estão confirmados os mutirões que serão realizados em Vigia, no dia 28 de agosto, e no município de Terra Alta, no dia 17 de setembro. Ainda serão confirmadas as datas dos mutirões que serão promovidos nos municípios de Maracanã, Igarapé-Açu, Marapanim e São Francisco do Pará. O objetivo é que pelo menos um mutirão seja realizado por mês em cada cidade, para que seja atingida a meta inicial de 100 atendimentos.

Para Jacqueline Loureiro, os mutirões são uma oportunidade para oferecer um melhor atendimento à população. “A maioria dos defensores públicos itinerantes, na semana em que estão trabalhando nestes municípios, gasta boa parte do tempo em audiências e peticionando processos já em andamento. Por conta disso, não conseguem atender a todos os assistidos que procuram a Defensoria. A ideia, com a realização dos mutirões, é justamente contemplar essa parcela da população".