Bandas militares e sinfônicas abrem programação artística do III Festival Música das Américas
Com apresentações de bandas militares e sinfônicas de Belém e do interior do estado, começa nesta quarta-feira, 26, a programação artística do III Festival Música das Américas. Mais de 300 instrumentistas estarão, até a próxima sexta-feira, 28, em três espaços culturais de Belém: Teatro Margarida Schivasappa (Centur), Sala Ettore Bosio (IECG) e no Coliseu das Artes, no Espaço Cultural São José Liberto, na Praça Amazonas.
Quem abre a programação é a Banda da Guarda Municipal de Belém, que se apresenta às 14h, no Schivasappa. Criada em 1992, a banda possui 42 integrantes e tem como regente titular o maestro e inspetor Eduardo Lima, que também é músico da Amazônia Jazz Band. A Banda é considerada uma referência entre as bandas de música da cidade e se destaca pelo repertório eclético, que vai das canções de cunho militar até o carimbó. Depois, às 18h, na Sala Ettore Bosio, haverá concerto de grupos de saxofone e trombone do Instituto Estadual Carlos Gomes.
A primeira noite do festival ainda terá os concertos da Banda de Música Rodrigues dos Santos, de São Caetano de Odivelas, e da Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes, respectivamente às 20h e 21h, também no Teatro Margarida Schivasappa.
A Banda da FCG ensaia desde o início do semestre para participar do Festival. “Nosso concerto contará com composições originalmente concebidas para Banda Sinfônica (como obras de Philip Esparke e Gustav Holst) e arranjos de obras concebidas para piano ou para orquestra (Villa-Lobos, Camargo Guarnieri)”, revela Amilcar Gomes, regente titular da BSFCG. A Banda se apresenta com mais de 40 instrumentistas.
No concerto, a BSFCG fará uma homenagem aos 120 anos da Fundação Carlos Gomes, completados em 2015. “Vamos abrir o concerto com a protofonia da ópera ‘O Guarani’, do maestro Antônio Carlos Gomes, com transcrição para Banda Sinfônica’, informou.
A apresentação terá ainda a participação dos maestros Marcelo Jardim (RJ) e Markus Mauderer (ALE), além do UNIRIO Quinteto formado pelos músicos de sopro Nailson Simões, Maico Lopes, Adalto Soares, João Luiz Areias e Albert Khattar. O músico convidado será o pianista paraense Robenare Marques.
O Festival - O 'Música das Américas' é um festival voltado para as Bandas Sinfônicas realizado de 23 a 28 de agosto, em Belém. O evento vai reunir mais de 300 instrumentistas de bandas de música do interior do estado, seis regentes e nove músicos convidados. A terceira edição do evento trará ao Pará músicos de renome nacional e internacional para atuar junto aos integrantes das bandas sinfônicas locais, proporcionando a troca de conhecimentos e o amadurecimento musical dos instrumentistas paraenses.
As bandas paraenses que participam este ano da programação pedagógica e das apresentações artísticas são: Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes, Banda Sinfônica Maestro Vale (Vigia), Banda Rodrigues dos Santos (São Caetano de Odivelas), Banda Sinfônica Antonio Malato (Ponta de Pedras), Banda Municipal de Tailândia e Banda Sinfônica Jovem do Estado do Pará.
A programação terá concertos, masterclass, oficinas musicais e cursos de regência e arranjo para banda sinfônica. Toda a programação tem entrada franca.
Para o saxofonista Harley Bichara, professor do IECG, o festival proporciona uma postura mais profissional dos músicos. ‘Os alunos começam a observar mais a técnica e são incentivados a buscar o aperfeiçoamento no instrumento que tocam. É um aprendizado porque a gente se atualiza, se recicla, revê a metodologia e aprende um novo repertório.’
O Festival é uma realização do Governo do Estado, por meio da Fundação Carlos Gomes e com apoio da Fundação Cultural do Pará (FCP), Escola de Música da UFPA (EMUFPA), Espaço São José Liberto e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia.
Acompanhe a seguir a programação:
- 26 de agosto (quarta-feira)
Banda de Música da Guarda Municipal de Belém
Regente: Carlos Eduardo
Hora: 14h
Local: Teatro Margarida Schivasappa
Grupos FCG (Saxofones, trombones)
Hora: 18h
Local: Sala Ettore Bosio
Banda de Música Rodrigues dos Santos (São Caetano de Odivelas)
Regente: Márcio Rodrigues
Regente convidado: Shawn Smith (EUA)
Hora: 20h
Local: Teatro Margarida Schivasappa
Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes
Regente: Amilcar Gomes
Regentes convidados: Marcelo Jardim / Markus Mauderer (ALE)
Solista: UNIRIO Quinteto (Nailson Simões, Maico Lopes, Adalto Soares, João Luiz Areias e Albert Khattar)
Músico convidado: Robenare Marques
Hora: 21h
Local: Teatro Margarida Schivasappa
- 27 de agosto (quinta-feira)
Grupo de Trompetes UNIRIO Quinteto - Nailson Simões (trompete), Maico Lopes (trompete), Adalto Soares (trompa), João Luiz Areias (trombone) e Albert Khattar (tuba)
Hora: 17h30
Local: Sala Ettore Bosio
Banda Sinfônica Maestro Vale (Vigia)
Regente: José Vale Regente
Convidado: Marcelo Maganha (SP)
Hora: 20h
Local: Teatro Margarida Schivasappa
Banda do Corpo de Bombeiros do Pará
Regente: Cap. Clérison de Lima Costa
Regentes convidados: Dario Sotelo (SP) e Cap. Aurimar Bento Donato (RJ)
Hora: 21h
Local: Teatro Margarida Schivasappa
- 28 de agosto (sexta-feira)
Banda Municipal de Tailândia
Regente: Mestre Tom
Regente convidado: Aurimar Donato (RJ)
Hora: 17h30
Local: Ettore Bosio
Banda Sinfônica Antônio Malato (Ponta de Pedras)
Regente: Marcelino Tavares Regente
Convidado: Marcos Sadao (SP)
Hora: 19h30
Local: Espaço Cultural São José Liberto
Banda Sinfônica Jovem do Estado do Pará
Regentes: Mônica Giardini (SP) e Markus Mauderer (ALE)
Músicos convidados: Beatriz Stutz (clarineta), Adriano Leal (fagote), Marcos Matos (percussão) e Robenare Marques (piano)
Hora: 20h30
Local: Espaço Cultural São José Liberto