Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EFETIVO

Esquema de segurança para jogo da Copa do Brasil contará com 550 policiais militares

Por Redação - Agência PA (SECOM)
25/08/2015 18h16

Os portões do Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão) vão abrir a partir das 16h30 desta quarta-feira, 26, para facilitar o acesso do público que irá assistir ao jogo entre Paysandu e Fluminense, valendo pela Copa do Brasil. O jogo será às 19h30. O esquema especial de segurança foi definido na última segunda-feira, 24, e disponibilizou 550 policiais militares para trabalhar no controle da segurança dentro e fora do estádio. Além disso, agentes de trânsito da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) e do Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran) atuarão no controle do trânsito no entorno e nas principais vias de acesso e saída ao Mangueirão. O esquema de segurança terá início às 13h30, com a chegada dos homens da PM no Mangueirão.

A reunião que definiu o esquema de segurança foi realizada na sede social do Paysandu. Durante o encontro foi acordado que os portões A-2 e A-3, também serão abertos para facilitar o acesso da torcida ao estádio. As torcidas organizadas só poderão entrar no Mangueirão pelo portão do estacionamento A-3, com até duas horas de antecedência.

Segundo a Polícia Militar, mais de 30 mil pessoas são esperadas no Mangueirão. Quem estará no comando do esquema de segurança da PM é tenente coronel Sidney Profeta, comandante do Batalhão de Polícia de Eventos. Ele informa que os 550 policiais militares serão do efetivo composto por tropas dos Comandos de Policiamento Especializado (CPE), de Missões Especiais (CME), de Policiamento da Capital (CPC), de Policiamento Regional Metropolitano (CPRM) e do Comando Geral da PM.

A PM orienta os torcedores a chegarem o mais cedo possível ao estádio, já que o fluxo de trânsito perto do horário da partida, tanto na rodovia Augusto Montenegro, quanto na Transmangueirão, principais vias de acesso ao estádio, deve aumentar consideravelmente.

Fogos - A PM também destaca que permanecem proibidos os materiais e objetos já definidos pelo Estatuto do Torcedor, como materiais explosivos ou que coloquem em risco a integridade de terceiros, bem como a venda e o consumo de bebida alcoólica, como já tem sido trabalhado nos jogos em Belém. “É importante que o torcedor vá para torcer pelo seu time”, destaca o tenente coronel Profeta.

"Não permitiremos condutas que possam representar provocações ou palavras de agressão. A PM está aqui para garantir a ordem e conta com o torcedor paraense que não quer prejudicar seu time, nem deixar para todo o país, onde o jogo será transmitido pela tv, rádio e portais, uma imagem negativa. O torcedor paraense ama o futebol e certamente confiamos que fará uma bela festa nas arquibancadas” conclui Profeta.    

A reunião que fechou o esquema de segurança contou com os representantes dos seguintes órgãos: Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, diretoria do Paysandu Sport Clube, Juizado da Infância e da Juventude, Secretaria de Economia (Secon) e Secretaria de Esporte e Lazer (Seel), gestora do Estádio Olímpico do Pará. (Com informações de Selma Amaral - Ascom Seel)