Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Veículos pesados que trafegam na Alça Viária terão cronotacógrafos fiscalizados

Por Redação - Agência PA (SECOM)
03/09/2015 13h21

Começa nesta quinta-feira, 3, uma operação especial para fiscalização de cronotacógrafos em caminhões, caçambas e carretas que circulam na Alça Viária. O objetivo é verificar se os veículos estão em dia com o certificado do equipamento, que registra a velocidade, tempo e distância percorrida durante o deslocamento. Em agosto, o Instituto de Metrologia do Estado do Pará (Imetropará) fiscalizou 316 equipamentos e emitiu 24 autos de infração. A operação segue até o final do mês.

O cronotacógrafo ajuda a inibir os excessos dos motoristas, já que registra o histórico das velocidades desenvolvidas, distâncias percorridas e tempos de movimento e paradas do automóvel. “O Código de Trânsito Brasileiro regulamenta que todos os veículos de passageiro com mais de 10 lugares, transportes escolares e automóveis de carga com peso bruto acima de 4.536 quilogramas são obrigados a dispor de cronotacófragos”, explica o presidente do Imetropará, Jorge Rezende.

A fiscalização desses equipamentos é obrigatória a cada dois anos e só pode ser realizada em oficinas credenciadas pelo Imetropará. O veículo flagrado sem o selo no cronotacógrafo e sem o correspondente certificado, assim como seus proprietários, estarão sujeitos às penalidades previstas no artigo 8º da
Lei 9.933/99, ou seja, advertência, multa que pode variar de R$ 100,00 a 1.500.000,00, interdição, apreensão ou inutilização.