Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARADA MILITAR

Militares finalizam treinamento para desfile cívico-militar

Por Redação - Agência PA (SECOM)
04/09/2015 15h58

A Polícia Militar e o Comando do Corpo de Bombeiros estão ajustando os últimos detalhes para o tradicional desfile de 7 de Setembro. Nesta sexta-feira, 4, integrantes das duas corporações participaram dos treinamentos finais para o desfile que acontecerá na segunda-feira, na Avenida Presidente Vargas, a partir das 9h.

Há 15 anos, o cabo da PM Renaldo Leal desfila como porta-símbolo do Batalhão de Polícia Ambiental e diz que é uma honra participar da solenidade que marca os 193 anos de independência do Brasil. “A emoção de ir ali na frente é muito grande. É um orgulho poder exaltar o nosso país e representar o Batalhão, ostentando o símbolo da minha unidade.” declara o PM. 

Para o tenente coronel Alisson Monteiro, comandante do Centro de Formação de Praças da PM, a tropa que representará o efetivo da corporação já está preparada para o evento. "Essa tropa é bastante experiente e sabe da importância dessa data para a Polícia. O objetivo é fazermos uma apresentação impecável", afirnou o militar. 

O público terá a oportunidade de conhecer os diversos tipos de policiamento executados para a defesa e proteção do cidadão em todo o estado, além dos uniformes, armamentos, viaturas e equipamentos usados na segurança pública do Estado.

A PMPA levará para a avenida Presidente Vargas a tradicional Banda de Música, com 50 integrantes, e pelotões da Academia de Polícia Militar “coronel Fontoura”, dos Comandos de Policiamento da Capital e da Região Metropolitana; do Comando de Policiamento Especializado (Batalhão de Polícia de Guardas, das Companhias Independentes de Policiamento Escolar, de Polícia Turística e de Policiamento Assistencial, dos Batalhões de Polícia de Eventos, de Policiamento Ambiental e de Policiamento Rodoviário); do Comando de Missões Especiais (Batalhão de Polícia de Choque e Companhias Independentes de Policiamento com Cães e de Operações Especiais), além de um grupamento motorizado com diversas viaturas operacionais que deverá encerrar o desfile militar.

A pé, estarão 458 policiais militares em 11 subgrupamentos, que terão a retaguarda de 17 viaturas, ocupadas por 34 policiais, totalizando 492 integrantes. Já o Comando do Corpo dos Bombeiros será representado por uma tropa de 280 homens distribuídos em seis pelotões, sendo cinco formados pela tropa representativa e um pelotão motorizado.

Crianças e adolescentes atendidos pelo Programa Escola da Vida, coordenado pelo Corpo de Bombeiros, também vão representar a corporação durante o desfile. Dayaenny Brandão, aluna do polo do PEV, sediado no quartel do Comando Geral dos CBM,vai participar pela primeira vez do desfile. Ela conta que os dias que antecedem a solenidade são de ansiedade e preparação. “Estou me dedicando ao treinamento para que no dia do desfile militar eu possa representar bem o Programa Escola da Vida”, comentou a estudante.

Cada pelotão contará com 48 homens especializados em prevenção contra incêndio, salvamento aquático e atendimento pré-hospitalar. Os grupos estarão com os uniformes de roupa de aproximação apropriadas para combate a incêndio urbano e florestal; equipados com croqui (ferramenta tipo gancho utilizada para puxar objetos); e os guarda vidas com uniformes do grupamento de busca e resgate equipados com mochilas operacionais contendo materiais de salvamento e de primeiro socorros.

O pelotão motorizado contará com 40 homens do Corpo de Bombeiros e mostrará equipamentos como Auto Plataformas mecânicas, lanchas de resgates e de combate a incêndios, viatura Auto Tanque Pesado (ATP) com capacidade para trinta mil litros de água, Auto Escada Mecânica (AEM), Auto Busca e Salvamento (ABS), Auto bomba Tanque (ABT), Auto Tanque (AT), Viaturas Rápido (AR), viaturas unidade de resgate e motocicletas.

A banda de música do Corpo de Bombeiros saudará o chefe do Executivo Estadual, governador Simão Jatene. com uma marcha militar (dobrado). O subcomandante geral dos Bombeiros, Coronel Carlos Reis, está acompanhando os dias de treinamento e considera que o efetivo está pronto para fazer um grande desfile militar. “O treinamento está dentro do planejado para o desfile, que esse ano tem como novidade a participação de um número maior de militares”.

O desfile da Polícia Civil vai contar com 12 viaturas - quatro caminhonetes, dois veículos táticos, um caminhão-guincho, um caminhão-baú, dois bugres e duas motos. 

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Guarda Municipal de Belém e as Polícias Rodoviária Federal e Federal também comporão o desfile com as Forças Armadas.

Segurança - Antes, durante e após o desfile cívico militar, a PM estará atuando no policiamento em toda a área próxima do desfile, abrangendo vias de acesso e de deslocamento, dispersão e permanência de público, como é o caso das avenidas Presidente Vargas, Serzedelo Corrêa e demais corredores viários. O trabalho preventivo e de fiscalização ocorrerá sob a coordenação do Comando de Policiamento da Capital, por meio de seus batalhões operacionais, com ênfase no 2º Batalhão PM, sediado na área do evento. Para isso, a PM também contará com o apoio de órgãos parceiros, como Semob, Guarda Municipal de Belém e Detran.

A Polícia Civil vai contar com um reforço no plantão na Seccional Urbana do Comércio, que vai receber um delegado e um escrivão a mais, durante o desfile, para possíveis demandas de ocorrências.