Perita japonesa em polícia comunitária encerra agenda no Estado com palestra
A perita da Polícia Japonesa Hisami Ohashi, especialista em Polícia Comunitária, encerrou as atividades no Pará com palestra na sede do Comando Geral da Polícia Militar, na manhã desta sexta-feira (4). Oficiais, praças e convidados participaram do evento, cujo principal objetivo foi debater o trabalho da PM e sugerir soluções específicas para o Brasil de policiamento comunitário.
“Em uma palestra como esta é mostrada a realidade de outro país. Serve como espelho para a gente. Essa experiência de Polícia Comunitária é uma ferramenta ímpar. Deve ser fortalecida e valorizada”, disse a professora Maria Leonor Teixeira, da Escola Superior de Guerra, vinculada ao Ministério da Defesa.
A perita japonesa chegou ao Pará no dia 28 de agosto, a convite da Diretoria de Polícia Comunitária e Direitos Humanos da PM, para uma visita técnica, que tem como finalidade o estabelecimento de um sistema contínuo e autossuficiente de multiplicação da Polícia Comunitária pelas instituições brasileiras.
Durante o período em que esteve no Pará, Hisami conheceu projetos coordenados por órgãos da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), que têm a finalidade de trabalhar questões relevantes para construção da cidadania, como a prática de atitudes não violentas, o combate ao uso de drogas, educação para o trânsito, educação ambiental, autoestima e valorização pessoal e profissional.
Exemplos – Durante duas semanas, a perita participou de ações em projetos sociais da PM, Corpo de Bombeiros e Pro Paz, além de participar de reuniões de Conselhos Comunitários de Segurança. ”Nos diversos órgãos em que ela esteve, em cada um Hisami fez uma observação de como se pode melhorar e atuar de maneira mais efetiva. Com o encerramento das atividades, vamos ter um brieffing final com as observações feitas por ela para que possamos melhorar e dar continuidade no trabalho de segurança”, disse o diretor de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, coronel PM Carlos Emílio.
Hisami Ohashi afirma que a vinda ao Pará tem o objetivo de fomentar a participação da polícia nas ações comunitárias. ”Tive uma imagem muito positiva em relação dos dois eixos Estado e população. A ação de polícia comunitária só será benéfica se houver interação entre gestores de segurança e sociedade”, afirmou.
A parceria entre Brasil e Japão em capacitações e troca de experiências da Polícia Comunitária ocorre a partir de iniciativa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).