Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FESTIVAL DE ÓPERA

Terceira récita de “Os Pescadores de Pérolas” repete sucesso de público no TP

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/09/2015 12h41

O público lotou o Theatro da Paz mais uma vez para assistir à terceira récita da ópera “Os Pescadores de Pérolas”, de Georges Bizet, na noite deste domingo, 13. A montagem tem direção cênica do cineasta paulista Fernando Meirelles. A última récita da ópera será nesta terça-feira, 15, às 20 horas. O espetáculo faz parte da programação do XIV Festival de Ópera do Theatro da Paz, que é realizado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

A encenação vem emocionando a plateia desde a estreia, no último dia 9. “Minha mãe veio na estreia e ficou muito emocionada com a história. Ela me adiantou que o final é triste, porém lindo, por isso estou ansioso para conferir”, comentou o administrador Félix Macedo, de 35 anos. Quem também estava ansiosa pelo desenrolar da história era a pedagoga Carol Silva, que já conhecia o enredo da ópera. “Li algumas matérias sobre a encenação e fiquei mais interessada em conferir de perto. Como já sei do que trata a história, vai ser mais fácil acompanhar a atuação do elenco“, disse a pedagoga.

Para o estudante universitário Jonas Cardoso, de 24 anos, “Os Pescadores de Pérolas” já se consolidou como um dos melhores espetáculos operísticos de toda a história do Festival. “Prestigiei diversas encenações nas edições anteriores do Festival de Ópera e posso afirmar que esta montagem é uma das melhores. Já tivemos óperas grandiosas e com cenários belíssimos, mas essa consegue atrair pela singeleza. Não tem nenhuma tecnologia diferenciada, mas têm na simplicidade os elementos necessários para conquistar o público. Fernando Meirelles está de parabéns pelo trabalho“, declarou o universitário.

DVD - O público que for conferir as récitas também tem a oportunidade de adquirir o DVD da ópera “Salomé”, de Richard Strauss, lançado pela coordenação do Festival no último dia 9, que continua sendo vendido no hall de entrada do teatro ao preço de R$ 25,00. “Salomé” tem direção artística de Gilberto Chaves e Mauro Wrona, e foi encenada em 2012, no XI Festival de Ópera do Theatro da Paz. A direção e edição do DVD têm assinatura do videomaker paulista Neivas Ortega.

A ópera “Os Pescadores de Pérolas” tem sua última récita nesta terça-feira. Não há mais ingressos à venda, mas a TV Cultura do Pará transmite o espetáculo, ao vivo, para Belém e interior do Estado. Também neste dia, dezessete salas de cinema de oito cidades brasileiras vão poder acompanhar a transmissão da ópera, diretamente de Belém. As cidades são Brasília, João Pessoa (PB), Florianópolis (SC) e Santos (SP), com uma sala cada; Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), com duas; Rio de Janeiro (RJ), com cinco, e São Paulo (SP), com quatro. 

O Festival termina com o Concerto de Encerramento (ao ar livre) no sábado, 19, às 20h, em frente ao Theatro da Paz. O concerto tem patrocínio do Banpará, por meio da Lei Rouanet.

(Colaboração de Noely Lima)