Alunos da Escola São Pio X ganham premiação nacional de Educação Viária
A Escola Estadual São Pio X, vinculada à 3ª Unidade Seduc na Escola (USE), venceu, pelo 2º ano consecutivo, o Prêmio “Educação Viária é Vital”, da Seguradora Mafre, que tem como objetivo premiar e reconhecer ações que promovem a segurança da população, com especial atenção à segurança no trânsito.
Os estudantes apresentaram o projeto “Travessia’’, que busca sensibilizar a comunidade escolar quanto à importância do respeito às Leis do trânsito e os sofrimentos causados por acidentes automobilísticos. Para vencer mais uma edição do prêmio, os estudantes da Escola São Pio X, além de executarem o projeto, também foram multiplicadores das informações entre seus colegas e também relataram tudo que aprenderam para alunos de outras escolas. Todo o projeto foi desenvolvido com parceria de especialistas da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob).
Maura Fonseca, técnica da Diretoria de Ensino Fundamental (Deinf) da Secretaria Estadual de Educação, disse que é importante contribuir e incentivar professores e alunos para uma reflexão quanto à importância da segurança no trânsito para a preservação da vida e, que o prêmio é uma consequência do bom trabalho desenvolvido em sala de aula. “É compensador quando vemos que nosso trabalho, feito com dedicação e amor, atingiu o resultado esperado e foi reconhecido por isso”, disse.
O Programa “Educação Viária é Vital”, da Seguradora Mafre, trabalhou com o tema "Educação para o Trânsito", no decorrer de quatro anos (de 2014 a 2017) e incentiva a pesquisa e compreensão do trânsito a partir da ótica das relações humanas (que é um dos princípios da Educação Integral) no contexto da circulação pelos espaços públicos.
Eliana Barata, coordenadora pedagógica da Escola São Pio X, frisou que trabalhar com projeto é aprender fazendo. Ao despertar a consciência crítica, cada aluno passa a ser um multiplicador da educação para o trânsito. “Além disso, o encontro proporcionou uma viagem do conhecimento sobre como funciona a educação no trânsito e cultura de outros estados. A oportunidade de divulgar nossa educação e cultura é de um aprendizado imensurável”, destacou.
O programa “Educação Viária é Vital” é integrado às propostas curriculares das Escolas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Alunos de várias escolas participam das atividades. A ideia é que alunos e professores sejam envolvidos em uma ampla pesquisa sobre as condições da circulação e convivência nos espaços públicos utilizados pelos alunos – desde os ambientes compartilhados na própria escola até na cidade como um todo.
O Encontro Nacional do Programa “Educação Viária é Vital” ocorreu no dia 1 de dezembro, em São Paulo, e as técnicas da Seduc Maura Fonseca e Eliana Barata estiveram presentes e receberam o certificado de reconhecimento regional para os alunos da Escola São Pio X.