Banda Sinfônica da FCG encerra a Semana em Homenagem a Carlos Gomes
A Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes (FCG) faz o recital de encerramento da Semana em Homenagem a Carlos Gomes nesta quarta-feira, 23, às 18h, na Ettore Bosio, principal sala de concertos do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG).
O repertório que será interpretado traz a abertura da ópera ‘O Guarany’, composições de Villa-Lobos e Camargo Mariano, além de músicas dos maestros paraenses Waldemar Henrique e Altino Pimenta. A maioria dos arranjos são do regente titular da Banda, professor e maestro Amilcar Pimenta Gomes. Na composição ‘Lundu Marajoara’, de Altino Pimenta, a Banda receberá a soprano Madalena Jorge Aliverti como solista. Os instrumentistas também vão apresentar a composição ‘Suite Monette’, de Mestre Duda, e no final irão executar o Hino do IECG, que tem arranjo do professor russo radicado em Belém Serguei Firsanova.
O recital tem entrada gratuita e encerra a programação musical que lembrou a obra de Carlos Gomes, patrono da instituição e primeiro diretor do conservatório, que morreu em Belém no dia 16 de setembro de 1896, considerado o mais importante compositor brasileiro do século XIX e o maior nome da ópera nas Américas. O IECG fica na Gentil Bittencourt, 977, entre a Generalíssimo Deodoro e a Quintino Bocaiúva.
Trajetórias - A Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes foi criada em 1998 com o objetivo de reforçar a qualificação profissional dos alunos de instrumentos de sopro e percussão dos níveis Básico, Técnico e Bacharelado em Música, do Instituto Estadual Carlos Gomes. O grupo faz apresentações, em diferentes espaços culturais, como Teatro Margarida Schivazzappa, Teatro Maria Silvia Nunes, Theatro da Paz, praças públicas e também concertos didáticos para estudantes de escolas públicas.
A banda participa do Festival Internacional de Música do Pará desde a XII edição e, recentemente, tem se apresentado sob a regência de maestros nacionais e internacionais e recebido como convidados solistas de renome nacional e internacional. Trabalho que amplia o repertório e lança um olhar especial para os compositores brasileiros.
Regência - O maestro Amilcar Pimenta Gomes é natural de Belém, mas iniciou os estudos musicais em Santarém, sob a orientação do professor Wilde Fonseca, então regente da Banda Filarmônica daquele município, que o incentivou a tocar trombone, e anos mais tarde, o indicaria à direção musical do mesmo grupo, desenvolvendo, paralelamente, o ensino de instrumentos de banda para jovens instrumentistas. Pimenta graduou-se em Música pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) e na UFPA concluiu a pós-graduação em Composição. É professor dos cursos de nível técnico e Bacharelado em Música do Instituto Estadual Carlos Gomes. É regente da Banda Sinfônica da Fundação Carlos Gomes desde 2011. Tem publicado diversos trabalhos de arranjo e transcrição para diferentes formações instrumentais, especialmente para banda sinfônica.
Serviço:
Recital de Encerramento da Semana em Homenagem a Carlos Gomes - Banda Sinfônica da FCG
Data: 23 de setembro de 2015 (quarta-feira)
Hora: 18h
Local: Ettore Bosio (IECG - Av Gentil Bittencort, 977)
Programa
Recital de encerramento
A. Carlos Gomes - Protofonia de “O Guarany”
H, Villa-Lobos - Choros Nº 5
Arr. Amilcar Pimenta
M. Camargo Guarnieri - Dança Negra
Arr. Amilcar Pimenta
Waldemar Henrique - É Maracatú
Arr. Amilcar Pimenta
Altino Pimenta - Lundú Marajoara
Arr. Amilcar Pimenta
Solista: Madalena Aliverti
Mestre Duda - Suite Monette
Solistas: Jonatas Jorge Pereira (trompete)
David Vaz (trombone)
José D. Brandão - Hino do Conservatório Carlos Gomes
Arr. Serguei Firsanov
Banda Sinfônica da FCG
Regente: Amilcar Pimenta