Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FUNCIONALISMO

Servidores da Fasepa recebem orientações para prevenir doenças

Por Redação - Agência PA (SECOM)
22/09/2015 18h52

A Fundação de Atendimento Socioeducativo do Pará (Fasepa), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), com o apoio do Programa Presença Viva, deu início na manhã desta terça-feira (22), na sede da Augusto Montenegro, a uma série de ações educativas direcionadas à saúde e ao bem estar dos servidores, por meio da campanha Setembro Vermelho.

A iniciativa faz parte de uma ação do Governo do Estado, que instituiu em julho deste ano que setembro seria o mês de prevenção e controle da hipertensão e diabetes. O objetivo é atuar na conscientização e na prevenção de doenças crônicas, além de identificar e orientar as pessoas que apresentam algum comportamento de risco.

A coordenadora do Núcleo de Gestão de Pessoas da Fasepa, Paula Lins, diz que com as informações repassadas pelos profissionais de saúde, “acreditamos que estas pessoas poderão se prevenir de uma série de doenças e passarão a adotar hábitos de vida mais saudáveis em busca de melhorar a sua qualidade de vida e de seus familiares. Queremos que as pessoas deem maior atenção à prevenção e não recorram a medidas curativas”, destacou.

Na ocasião, os participantes tiveram acesso a alguns serviços, como exame de glicemia, verificação da pressão arterial e avaliação física, além de palestras, vídeos educativos e distribuição de panfletos com dicas de saúde, entre outros. Está prevista para quinta-feira (24) mais uma rodada de diálogo com ciclo de palestras na sede administrativa da Fasepa.

A coordenadora de doenças crônicas não transmissíveis da Sespa, Silvia Correa, chama a atenção para a importância destas ações para que as pessoas tenham um cuidado maior com a saúde e busquem cada vez mais informações que possam ajudar no combate destas doenças. “Queremos sensibilizar cada vez mais as pessoas sobre os cuidados que elas precisam ter consigo mesma. Para isso, é importante garantir acesso à informação. Esse momento é uma excelente oportunidade para conversarmos e tirar as dúvidas a respeito destes assuntos”, afirmou.

“É de suma importância esta ação, porque é uma forma de ficarmos atentos para várias situações que ocorrem com o nosso corpo e sobre as quais a gente acaba não se dando conta. Na minha família existem alguns casos de pessoas que têm hipertensão e diabetes, e com estas orientações eu terei condições de ajudar com algumas dicas do que eu aprendi. Além disso, descobri que estou um pouco acima do peso e vou tomar mais cuidados com a minha alimentação”, disse a participante Thais Teixeira.