Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REFORÇO

Estudantes da Região do Tapajós recebem aulão do Pro Paz Enem

Por Redação - Agência PA (SECOM)
28/09/2015 10h10

Quase 400 estudantes do Ensino Médio da região do Tapajós participaram, no último final de semana, do aulão do Pro Paz Enem, realizado no auditório do campus Tapajós da Universidade do Oeste do Pará (Ufopa). O projeto, uma iniciativa do governo do Pará, por meio da Fundação Pro Paz e da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), objetiva preparar estudantes da rede pública estadual de ensino para a prova do Enem que será realizada em outubro.

No sábado, 26, o aulão foi realizado de 8h as 17h, e no domingo, de 8h as 13h. Todos os estudantes receberam os três fascículos de material impressos, além de almoço e lanche. Dos 31 professores que integram o Pro Paz Enem, 15 estiveram à frente das aulas ministradas em Santarém. O restante da equipe docente participou do aulão do Pro Paz Enem ofertado para alunos de Benevides, no Centro Mariápolis. Nos dois municípios as aulas contaram com o apoio de professores de Libras, para auxiliar os alunos surdos.

“O Pro Paz Enem chega a mais uma região do Estado, dessa vez o Tapajós, para trazer orientações e reforçar o conteúdo exigido dos alunos para a prova do Enem. Contudo, mesmo depois do aulão, eles poderão acessar outras aulas através do nosso programa na TV Cultura e da nossa fanpage”, destacou o presidente da Fundação Pro Paz, Jorge Bittencourt.

A estudante Dayanne Macedo, 20 anos, deficiente auditiva, destacou a importância de ter uma professora de Libras traduzindo a aula em tempo real. “Pra gente é muito importante contar com essa ajuda extra. Gostei muito da aula e queria que outros deficientes auditivos também participassem, pois são reforços importantes para quem quer entrar na Universidade”, afirmou.

As atividades são destinadas a estudantes de escolas públicas, mas qualquer aluno pode se inscrever. A caravana Pro Paz Enem leva aulas à capital e também aos municípios de Abaetetuba, Breves, Benevides, Santarém e Marabá. As aulas são divididas em três módulos, seguindo o conteúdo programático do Enem.

“Poder participar desse evento, levando informação e contribuindo para a preparação desses alunos, é bastante recompensador pra nós. Sabemos que existe uma grande demanda de alunos nos municípios do interior, como Santarém, e o nosso desafio é exatamente atender esse público, garantindo que eles também sejam vitoriosos nessa prova”, contou o professor de Biologia, Rosivaldo Abreu.

“O aulão foi feito de uma forma dinâmica, o que facilita o nosso entendimento dos assuntos. A equipe do Pro Paz está de parabéns. Esperamos mais aulas aqui no município”, afirmou Mateus Lima de 17 anos, aluno da rede pública de ensino de Santarém.

Com o objetivo de ampliar o acesso dos estudantes às aulas, o projeto conta ainda com um programa semanal na TV Cultura, com a transmissão de aulas ao vivo em programas com duração de uma hora e meia, de quarta a sexta-feira, das 19h às 20h30h, e reprise aos sábados, de 7h30 ao meio-dia. Após a exibição na TV, os episódios são disponibilizados no site do Pro Paz e no portal da Seduc.

Agenda das próximas aulas da caravana Pro Paz Enem 2015:

Abaetetuba      03/10 (Sáb)

Belém              04/10 (Dom) 

Breves             17/10 (Sáb)

Marabá            17/10 (Sáb)

Belém             18/10 (Dom)