Assistentes sociais do Pará selecionam propostas que serão levadas à Conferência Nacional
A X Conferência Estadual de Assistência Social reuniu em Belém, no último fim de semana, quase 600 profissionais de 97 municípios para uma série de debates e palestras acerca do Sistema Único de Assistência Social. Organizada pelo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS-PA), em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), a programação encerrou neste domingo, 4, após três dias de atividades, com a definição das propostas que serão apresentadas na conferência nacional a ser realizada em Brasília, no mês de dezembro.
Apesar dos desafios para o pleno funcionamento das políticas de assistência social, o titular da Seaster, Heitor Pinheiro, destacou os avanços conquistados no Pará, que abrangem os usuários do SUAS. "Ainda temos alguns desafios a vencer, como o de fortalecer a participação da sociedade civil. Mas tivemos avanços expressivos, entre eles a instalação do fórum dos usuários do SUAS, que permitiu trabalhar o coletivo sem esquecer as particularidades de cada região do Estado. Acredito que nosso objetivo foi alcançado, já que contamos com uma participação efetiva nos debates e pudemos pensar de forma coletiva em soluções para os problemas identificados", explica.
A coordenadora do CEAS-PA, Nazaré Machado, avaliou positivamente o evento, que abriu espaço aos conselhos municipais de Assistência Social para que também expusessem suas demandas. "Sabemos que uma conferência tem esse condão da participação social, e o que é importante pra nós, que trabalhamos com essas políticas, é justamente ouvir todos os segmentos. Conseguimos desenvolver toda a genda proposta dentro da programação e encerramos com a eleição dos delegados que irão a Brasília para a apresentação das propostas escolhidas aqui", afirma.
A assistente social Adriana Rego dos Santos, de Santarém, aprovou a programação. "Foi uma excelente oportunidade para que os representantes municipais mostrassem aos demais participantes da conferência a realidade dos conselhos municipais", destacou.
A Conferência Nacional de Assistentes Sociais será realizada de 7 a 10 de dezembro, em Brasília.