Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Polícia Militar contribui para Círio de Nazaré mais humano e seguro

Por Redação - Agência PA (SECOM)
12/10/2015 15h58

"É com grande satisfação e orgulho que trabalho na maior expressão de fé católica do mundo. É inexplicável. É uma honra". O sentimento do sargento Alberto Costa é compartilhado por cada um dos três mil policiais militares que trabalharam nas romarias nazarenas no fim de semana.

A correria e o cansaço físico são enormes, mas a vontade em ajudar ao próximo e levar segurança a cada romeiro presente nos eventos fez com que os policiais se desdobrassem em jornadas que, apesar de exaustivas, são cheias de satisfação. "A melhor sensação que nós militares podemos sentir é de dever cumprido, de termos feito o certo, de ter feito valer a pena", afirmou o soldado Anderson Gomes.

A Polícia Militar, junto com os demais órgãos de Segurança Pública, se organizou para garantir a segurança de todos os eventos da quadra nazarena. Para isso, os comandos de policiamento da Capital, da Região Metropolitana e os Comandos Operacionais de Policiamento do interior do Estado, além dos Comandos de Missões Especiais, de Policiamento Especializado e o Comando Geral da PM continuam nas ações em diversas modalidades, como as tropas a pé, motorizada, embarcada, em bicicletas, com cães, cavalos e compondo o monitoramento aéreo.

Desde as romarias Rodoviária e Fluvial, Arrastão do Círio (Arraial do Pavulagem), Motorromaria, Festa da Chiquita, Círio, as romarias da Juventude, das Crianças, a Corrida do Círio, a queima de fogos e o Recírio, estão escalados policiais militares capacitados para atender qualquer tipo de ocorrência.

Vigilância – "É uma grande responsabilidade trabalhar em uma festa tão importante para o povo paraense. Nessa época, sabemos que o espírito de fraternidade toma conta da capital, mas infelizmente há pessoas mal intencionadas, e nossa missão é não deixá-las atrapalhar a festividade. É gratificante ajudar a promover o Círio e de alguma forma participar dele", ressaltou a soldado Taiane Figueiredo.

Durante o período das festas de Nazaré, a PM intensifica o monitoramento por câmera via Centro Integrado de Operações (Ciop). Os policiais do serviço de inteligência estão presentes junto ao público descaracterizados para identificar qualquer tipo de ação delituosa.

As atividades e romarias do Círio de Nazaré fizeram com que o policiamento em toda a capital e região metropolitana fosse intensificado. O capitão Alland Sullivan está entre os 850 policiais militares que garantiram a segurança no Círio de Nazaré. Para ele, ver a expressão de fé de cada pagador de promessa faz com que fortaleça o sentimento de gratidão à Nossa Senhora de Nazaré.

"É impossível não se emocionar e nem se envolver com tanto sentimento bom durante o trajeto. Apesar de efetuar prisões e recuperar objetos furtados de algumas pessoas, também ajudamos os romeiros da corda distribuindo água e apoiando aqueles que passavam mal. Nada é mais gratificante que a emoção da chegada da berlinda ao CAN e o abraço de confraternização de todos: PMs, bombeiros, militares das Forças Armadas e Guardas da Santa. A sensação de missão cumprida é ímpar", contou o militar.