Cultura FM comemora 30 anos
A Rádio Cultura FM comemora 30 anos em 2015. Nesta sexta-feira, dia 16, a data será festejada com uma programação especial. Durante todo o dia, artistas de diversos gêneros musicais estarão nos estúdios da emissora, cantando e tocando ao vivo: Luê e Júnior Soares, Pio Lobato, Molho Negro, Elói Iglesias, o grupo de carimbó Raiz de Cafezal e a cantora Marisa Black. A maratona de shows terá ainda duas surpresas: a reunião do lendário Grupo Gema, com Nego Nelson, Dadadá e Bob Freitas, e da dupla Mário Moraes e Salomão Habib.
A programação especial começa às 9h e segue até 18h30, sendo que às 10h entra no ar, também pela TV Cultura, o programa “Conexão Cultura Ao Vivo”, que nesta edição terá apresentação de Adelaide Oliveira, presidente da Cultura Rede de Comunicação. A atração musical será o guitarrista Pio Lobato, autor da trilha sonora composta especialmente para o livro “Cultura FM 93,7 – 30 Anos”, que também será lançado nesta sexta-feira. O programa terá vários convidados especiais, como o secretário de Estado de Comunicação, Daniel Nardin; o presidente da Imprensa Oficial do Estado, Cláudio Rocha, responsável pela impressão do livro, além de autores e artistas que participam da publicação.
Sobre o livro
O livro “Cultura FM 93,7 – 30 Anos” reúne contos e obras visuais sobre o rádio. Com introdução de Ernani Chaves, doutor em Filosofia e professor da Faculdade de Filosofia da UFPA, a publicação traz textos de Rose Silveira, Linda Ribeiro, Emanuel Matos, Alfredo Garcia, Iracy Vaz, Rodrigo Barata, Raimundo Sodré, Patrícia Rameiro, Paulo Nunes, Almirzinho Gabriel, Paulo Sílber, Guaracy Britto Jr., Antônio Moura, Edyr Augusto Proença e Marcelo Damaso. As obras visuais são assinadas por Nina Matos, Mário Baratta, Elieni Tenório, Keyla Sobral e P.P. Condurú.
A proposta, diz Adelaide Oliveira, não é contar a história da Cultura FM. “Dissemos não ao preciosismo das datas e fontes. Queríamos outras histórias, contos e até mesmo imagens onde o veículo rádio também fosse personagem, às vezes com destaque na narrativa, outras vezes como mero coadjuvante, mas sempre presente. Além de uma programação musical única e do jornalismo ético e comprometido com temas importantes na defesa dos direitos humanos, é sempre bom lembrar que a Cultura FM é uma das raras emissoras brasileiras que traz a literatura e a poesia para dentro da programação com o respeito e o cuidado que merecem”, diz ela.
Programação
A programação comemorativa começa às 9h, com apresentação de Sammliz e participação de Luê e Junior Soares. Às 10h, entra no ar o “Conexão Cultura Ao Vivo”, com Adelaide Oliveira e Pio Lobato. Às 12h30, os ouvintes poderão matar as saudades do lendário Grupo Gema, com o reencontro de Nego Nelson, Dadadá e Bob Freitas, sob apresentação de Edgar Augusto. Às 14h, novo reencontro, desta vez entre Mário Moraes e Salomão Habib, no horário comandado por Paulo Brasil. Às 14h30, tem Molho Negro em versão acústica, com apresentação de Lucas Padilha.
Eloi Iglesias é atração às 15h, ao lado de Príamo Brandão, Renato Sinimbu, Kim Freitas e Jr. Feitosa, com apresentação de Beto Fares. Às 16h, Léo Bitar chama o carimbó do grupo Raiz de Cafezal. E às 17h, a cantora Marisa Black encerra a programação com muito samba, acompanhada dos músicos Everton Soares, Paulo Robson, Márcio Vinícius e Amaral, com apresentação de Rosana Rodrigues.
O diretor da Cultura FM, Beto Fares, ressalta que a emissora tem como marcas registradas o jornalismo em defesa da cidadania e a difusão das manifestações artísticas e culturais do Pará e da Amazônia. A programação alcança toda a Região Metropolitana de Belém e chega a mais de 70 municípios paraenses, graças à Rede Cultura de Rádio, uma parceria com emissoras do interior que retransmitem o conteúdo da Cultura FM, com destaque para o Jornal da Manhã, às 7h. A equipe de jornalismo produz ainda boletins de hora em hora, até as 22h, com um boletim especial às 18h, reunindo os principais fatos do dia.
A programação musical valoriza a diversidade, ocupando espaços não contemplados pelas emissoras comerciais. Os estúdios da Cultura FM abrigam cantores, compositores, instrumentistas, atores, poetas e artistas de todas as linguagens, que têm na emissora um veículo aberto para a divulgação de suas produções artísticas. “A cada uma hora de programação, pelo menos 25% das músicas são paraenses. Além disso, a Cultura sempre realiza e apoia projetos de resgate e registro musical”, explica Beto Fares, citando Mestres da Guitarrada, Mestre Laurentino, Arraial do Pavulagem, entre outros projetos de ícones da música paraense que foram lançados pela emissora, sem contar as inúmeras demos de bandas de rock que se converteram em álbuns graças ao programa “Balanço do Rock”. Ainda em 2015, a Cultura FM vai lançar o disco póstumo de Mestre Fabico e promover o reencontro da banda Norman Bates.
Com uma grade que inclui 40 programas, entre musicais, produções, jornal e boletins, a Cultura FM leva informação, arte, cultura e cidadania aos ouvintes. “E ao valorizar, difundir e respeitar a diversidade cultural do Pará e da região amazônica, a Cultura FM se tornou referência. É uma rádio que dá credibilidade a quem fala e satisfação a quem ouve”, resume Beto Fares.
Ouça
Programação especial em comemoração aos 30 anos da Cultura FM. Nesta sexta-feira, dia 16, a partir de 09h. Às 10h, pela TV Cultura, tem “Conexão Cultura Ao Vivo” com Pio Lobato e o lançamento do livro “93,7 Cultura FM – 30 Anos”. Acompanhe toda a programação pelo Portal Cultura (www.portalcultura.com.br).