Banda Delinquentes comemora 30 anos com a Cultura FM
A banda Delinquentes participa das comemorações pelos 30 anos da Rádio Cultura FM com um show especial neste sábado, 24, às 15h, no programa “Balanço do Rock”. A apresentação marca também os 30 anos da banda, uma das mais importantes do cenário musical paraense.
No “Balanço do Rock Especial – Delinquentes”, a banda formada por Jayme Katarro (vocal), Pedro Bernardo (guitarra), Rafael Lima (bateria) e Pablo Cavalcante (contrabaixo) vai apresentar duas músicas inéditas, “Fúria Urbana” e “Mad Max Now”, que fala sobre a guerra pela água, considerada o novo petróleo em várias regiões do mundo.
“Parece coisa de ficção científica, mas essa guerra é uma realidade e já envolve mais de 50 países”, diz Jayme Katarro, explicando que, assim como nos anos 1980, a banda mantém a crítica social e política em suas músicas, a exemplo de “Gueto”, “O Viciado”, “Planeta dos Macacos”, “Indiocídio” e “Matança de Animais”, que marcaram essas três décadas de estrada e não podem faltar nas apresentações ao vivo.
Com dois discos lançados – “Pequenos Delitos” (2000) e “Indiocídio” (2009) – e um DVD gravado ao vivo na Praça da República (2012), os Delinquentes tornaram-se ícone do rock paraense, não somente pela longevidade, mas pela consistência e integridade do trabalho. “No início, o nosso som era um hardcore mais cru, e isso é natural, porque era o que a gente sabia fazer naquela época. A partir dos anos 1990, fomos aprimorando o som e as letras, e com a entrada de novos integrantes, a banda foi ganhando influências do trash metal, até chegar ao som que fazemos hoje, o hardcore crossover”, explica o vocalista, único da formação original.
As letras são todas em português, o que não chega a ser um radicalismo, mas uma opção da banda. “Nunca tivemos pretensão de cantar em inglês. É importante que a galera daqui nos entenda, e quem for de fora, que procure nos conhecer”, diz Jayme, acrescentando que os Delinquentes mantêm uma agenda regular de shows de médio porte.
Comemorar os 30 anos dentro do “Balanço do Rock”, um dos programas mais antigos da Rádio Cultura FM, no ar há 25 anos, também é um presente para a banda. “Eu particularmente já ouvia a Cultura FM desde os tempos do Rock da Silva, programa que veio antes do ‘Balanço’. Quando o ‘Balanço’ surgiu, procurando bandas locais para tocar na programação, chegamos à rádio com as nossas fitas mal gravadas e fomos recebidos de braços abertos. Imagina, nós éramos meros punks mal vestidos, e fomos tratados como artistas. A Cultura é uma emissora que abraçou toda a galera”, completou.
Serviço: “Balanço do Rock – Especial Delinquentes”. Sábado, dia 24, às 15h, na Cultura FM (93,7) com transmissão pelo Portal Cultura (www.portalcultura.com.br).