Instrumentistas participam do Painel Funarte de Bandas de Músicas, em Castanhal
O município de Castanhal recebe a partir desta quarta-feira (28) instrumentistas de várias cidades paraenses. Eles participarão da programação do Painel Funarte de Bandas de Músicas, evento promovido anualmente pela Fundação Nacional de Artes que, no Pará, é realizado em parceria com o Governo do Estado, por meio da Fundação Carlos Gomes, instituição responsável pela Educação Musical.
O objetivo do Painel é aprimorar, atualizar e ampliar o conhecimento de instrumentistas e regentes de bandas de música por meio de cursos de capacitação em instrumentos de sopro e percussão, regência, instrumentação e arranjo e reparo de instrumentos musicais.
Em 2015 foram ofertados onze cursos, com quase 700 inscritos, que trazem ao Pará professores de música de diversas regiões do país e têm duração de cinco dias. Ao final, os participantes realizam apresentações musicais em que mostram o aprendizado adquirido durante a semana inteira de atividades.
Para o pianista Paulo José Campos de Melo, superintendente da Fundação Carlos Gomes, a realização desses cursos tem um significado muito especial para os jovens que integram os conjuntos musicais do interior. “Para as bandas daqui é uma oportunidade ímpar, pois permite a convivência com grandes nomes da música, profissionais do ensino musical vindos de várias regiões, que atuam em bandas pelo Brasil afora”, explica Paulo José.
No Pará, em anos anteriores, os Painéis já foram realizados nas cidades de Vigia de Nazaré, Ponta de Pedras, Bragança e Salvaterra. Em todos houve um número significativo de participantes.
A escolha de Castanhal para sediar o Painel tem a ver com a quantidade expressiva de inscrições que ocorrem todos os anos desde que o evento começou a ser realizado no Estado. A grande participação de integrantes de bandas de música do interior chamou a atenção dos organizadores e fez com que o estado fosse contemplado mais uma vez. “Normalmente a Funarte realiza os Painéis em três ou quatro Unidades da Federação, mas este ano somente o Pará foi contemplado em virtude da quantidade expressiva de inscrições”, disse o pianista.
Outro aspecto que vale destacar, diz o superintendente, é o reconhecimento que o Pará já adquiriu. “A seriedade com que o Governo do Estado trata a educação musical voltada para uma de suas maiores tradições culturais, que são as Bandas de Música, mostra para o Brasil que existem políticas públicas sérias voltadas para a inclusão social através de um vasto programa de educação”.
Serviço:
Painel Funarte de Bandas de Música – Castanhal
De 28 de outubro a 1º de novembro
Data: 28/10/2015
8h – Credenciamento
9h – Abertura
10h- Início das atividades
Local: Catedral de Castanhal – Rua Major Wilson Santos, 481
Lançamento do ‘Manual de reparo e Manutenção de Instrumentos de Sopro’, do professor José Vieira Filho
Data: 31/10/2015
Hora: 20h30
Local: Catedral de Castanhal – Rua Major Wilson Santos, 481
Entrada Franca
Concertos das Bandas formadas durante o Painel
Datas: 31/10, às 19h, e 1º.11, às 11h
Local: Catedral de Castanhal – Rua Major Wilson Santos, 481
Entrada Franca