Comunicado Sefa sobre a emissão de notas fiscais eletrônicas
A Secretaria da Fazenda do Pará, Sefa, comunica que foram tomadas providências para manter a emissão de documentos fiscais eletrônicos (DFe). As medidas de prevenção foram definidas pela Secretaria Virtual do Rio Grande do Sul (SVRS), responsável pela emissão das notas fiscais eletrônicas da maior parte dos estados brasileiros e visam garantir o sistema operacional mesmo com as fortes chuvas naquele estado.
No dia 03/05 o sistema ficou instável e foram relatados casos de lentidão na emissão dos documentos fiscais. A SVRS opera em dois datacenters, e mesmo quando há desligamento de um, o outro suporta todo o volume de autorização e serviços.
Caso o agravamento da situação leve ao desligamento dos dois datacenters os serviços de autorização de emissão de DFe serão totalmente migrados para a situação de operação em regime de recuperação de desastre (DR).
A SVRS informou ainda que, por precaução, foram ativados os sistemas de contingência da SVAN (NF-e) e SVSP (CT-e), “mas essa ativação foi feita apenas por prudência, pois como informado todos os serviços da SVRS encontram-se operacionais”, informou a Sefaz RS.
Desta forma, os contribuintes de ICMS continuarão a dispor de serviço de emissão de DFe, ainda que possam acontecer alguns períodos de lentidão.