Amazônia+10 chega ao Pará com oficina de trabalho para definição das cadeias estratégicas da região
Foi realizada, na manhã da quarta-feira (6), na Sala da Agência COP 30, do Sebrae/PA, a oficina de trabalho para definição e priorização de cadeias estratégicas para a Amazônia Legal no Estado do Pará, no âmbito da iniciativa Amazônia+10. O evento foi organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE).
A Iniciativa Amazônia+10 apoia projetos de pesquisa em colaboração voltados à conservação da biodiversidade e adaptação às mudanças climáticas, à proteção de populações e comunidades tradicionais, aos desafios urbanos e à bioeconomia como política de desenvolvimento econômico na região. Criado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o projeto é realizado em parceria com os conselhos nacionais de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) e das Fundações de Amparo à Pesquisa (Confap).
A oficina foi a sétima atividade da iniciativa que prevê visitas a todos os Estados da Amazônia Legal. A Sectet foi representada pelo diretor de Ciência e Tecnologia, Vítor Sales, além de servidores da diretoria e membros da equipe do Programa StartUp Pará. O evento foi uma oportunidade para que os participantes pudessem adquirir novos conhecimentos, interagir com outros especialistas e contribuir de maneira efetiva para promover o desenvolvimento da região por meio da ciência, tecnologia e inovação.