Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TURISMO

Navios-patrulha e Navio Hidroceanográfico da Marinha recebem visitantes em Belém

Por Fernanda Scaramuzini (Pará 2000)
04/12/2023 17h13

Os visitantes da Estação das Docas terão um atrativo a mais nos próximos finais de semana do mês de dezembro. O Comando do 4º Distrito Naval promoverá, entre os dias 2 e 17 deste mês, eventos  culturais e cívicos na capital paraense, Belém, em alusão ao Dia do Marinheiro, celebrado no dia 13 de dezembro. Entre a programação está a visitação pública de navios-patrulha e de um Hidroceanográfico da Marinha, que estarão atracados no Cais da Escadinha, localizado ao lado do complexo.

Confira a programação:
 
Visitação ao Navio-Patrulha Guarujá
 
Nos dias 9 e 10 de dezembro, o Navio-Patrulha Guarujá, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Norte, estará aberto à visitação pública, no Cais da Escadinha, que fica ao lado do complexo. O horário de visitação é das 11h às 16h.
 
O Navio-Patrulha “Guarujá” foi incorporado à Marinha do Brasil em 30 de novembro de 1999. É equipado com um canhão canhão de 40 mm e duas metralhadoras. Tem 46,5m de comprimento, boca de 7,5m e calado de 2,3m. 
 
Visitação ao “Navio da Santa” e ao Navio-Patrulha “Bocaina”
 
Já nos dias 16 e 17, o Navio Hidroceanográfico “Garnier Sampaio”, responsável, desde 1999, pela condução da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré durante o Círio Fluvial, estará aberto à visitação pública, no Cais da Escadinha, no horário das 11h às 16h. Na proa do Navio, uma imagem da “Padroeira da Amazônia” ficará exposta aos visitantes, sob os cuidados da Guarda de Nazaré.
 
O NHo “Garnier Sampaio” foi adquirido pela Marinha do Brasil em 1995 (antes, pertencia à Marinha Real Britânica), devido à demanda por um navio balizador de alto-mar para emprego na manutenção de sinais flutuantes de grande porte. O nome homenageia o oficial submarinista ViceAlmirante Hélio Garnier Sampaio.
 
Subordinado ao Centro de Hidrografia e Navegação do Norte (CHN-4), Organização Militar do Comando do 4º Distrito Naval, com sede em Belém, o NHo "Garnier Sampaio" tem 47,6 metros de comprimento, 10,5m de boca (largura) e 3,1m de calado (distância entre a quilha e a linha d'água). Sua tripulação é composta por 35 militares.
 
Ao lado do “Navio da Santa”, estará atracado o Navio-Patrulha “Bocaina”, também aberto à visitação pública, das 11h às 16h. O NPa “Bocaina” foi incorporado à Marinha do Brasil em 10 de julho de 1998. É equipado com um canhão de 40 mm e duas metralhadoras. Tem 47,6m de comprimento, boca de 10,5m e calado de 3,1m. 
 
Serviço:
 
Visitação pública ao Navio-Patrulha “Guarujá”
Data: 9 e 10 de dezembro (sábado e domingo)
Horário: das 11h às 16h
Local: Cais da Escadinha, ao lado da Estação das Docas
 
 
Visitação pública ao Navio Hidroceanográfico “Garnier Sampaio” (Navio do Círio Fluvial) e ao Navio-Patrulha “Bocaina”
Data: 16 e 17 de dezembro (sábado e domingo)
Horário: das 11h às 16h
Local: Cais da Escadinha, ao lado da Estação das Docas

Texto: Beatriz Santos/Ascom OS Pará 2000 - Com informações de Ascom Com4Dn