Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

À mesa com saberes e conhecimentos dos povos originários

Por Guaciara Freitas (UEPA)
21/09/2023 14h20

Na 17ª Primavera dos Museus, intitulada "Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas", a programação do Planetário do Pará, vinculado à Universidade do Estado do Pará (Uepa), terá às 9h, desta sexta-feira (22), um Bate-Papo com o tema Museu Vivo: Sustentabilidade e Proteção do Território como Espaço de Produção Cultural Indígena.

O evento terá as participações de Susane Rabelo (Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Estudos Indígenas na Amazônia-UEPA), Matania Suruí (Pesquisadora GEIA-UEPA ) e do chefe de cozinha Wagner Vieira (cofundador do Toró Gastronomia Sustentável).  

A indígena Matania Surui refletirá junto  aos visitantes sobre a resistência da cultura de seu povo, etnia Surui Aikewara, demonstrando que as populações indígenas existem e que devem ocupar seus espaços de fala, com autonomia e, reconhecimento. Ela também fará pintura corporal. 

Susane Rabelo, fará uma breve participação para falar da necessidade de GeoConservação do Território Indígena, para salvaguardar a ancestralidade por meio da produção cultural material e imaterial e, sobretudo, sinalizar a importância da voz, identidade, autonomia e protagonismo dos indígenas nos espaços não formais de educação. 

Já o biólogo e cozinheiro, Wagner servirá o menu degustação "Delícias da cultura alimentar indígena descobertas no presente por cientistas", com base nos resultados das pesquisas do Toró Gastronomia Sustentável e vai relacionar a importância do ambiente preservado com a alimentação e os aspectos culturais relacionados a tudo que envolve o alimento. Ele antecipa que o momento contará com uma mesa posta, onde haverá, entre outras iguarias, a sobremesa Ceci e Peri, uma composição com queijo do Marajó, doce de cupuaçu e farinha d’água.

A Primavera dos Museus é uma iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que ocorre anualmente durante o início da estação da primavera, envolvendo museus e instituições culturais em todo o Brasil. Esta temporada cultural pretende incentivar o público a participar de atividades promovidas pelos museus e criar espaços de reflexão e diálogo sobre temas relevantes da sociedade contemporânea.