Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
COMUNICAÇÃO

Santa Casa pode ser primeiro hospital do Pará a realizar transplante renal pediátrico

Por Redação - Agência PA (SECOM)
23/05/2019 13h27

O credenciamento/habilitação para o transplante foi aprovado esta semana na Comissão Intergestores Bipartite - CIB (composta por representantes das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde), faltando agora a aprovação do Ministério da Saúde para que o procedimento possa ser realizado na Santa Casa.

No último dia 16 de maio, a FSCM do Pará passou por uma auditoria da coordenação geral do Sistema Nacional de Transplantes e da Câmara Nacional de Transplante de Rim onde foi avalida a estrutura física da instituição para a realização do procedimento em pacientes renais com até 11 anos de idade. Além da questão estrural, a auditoria também analisou toda a documentação do hospital e a capacitação dos profissionais que compõem a equipe que realizará os procedimentos.

Durante a visita foram avaliados os setores de Farmácia, Terapia Renal Pediátrica, Ambulatório de Nefrologia, Diagnóstico por Imagem, Laboratório, Agência Transfusional, Centro Cirúrgico, UTI Pediátrica, Enfermaria e Assessoria de Controle de Infecção Hospitalar.

O Resultado da auditoria deve ser divulgado em uma semana. Se autorizada, a Santa Casa será o primeiro hospital em todo o Estado a realizar o procedimento em menores de 12 anos. Atualmente, esses pacientes são encaminhados por meio de TFD ( Tratamento Fora de Domicílio) para outros Estados.