Secretário discute Lei da Primeira Infância para unidade em Ananindeua
O secretário Extraordinário de Estado para Assuntos Penitenciários, Jarbas Vasconcelos, recebeu, na manhã desta quinta-feira (24), a advogada do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca), Celina Bentes Hamoy. O objetivo do encontro foi discutir medidas de assistência social a serem realizadas na Unidade Materno Infantil da Susipe, localizada em Ananindeua.
Durante a reunião, uma visita ao espaço da Susipe ficou agendada para avaliar a implementação dos dispositivos que abrangem a Lei da Primeira Infância. O objetivo é buscar uma reestruturação para a unidade respeitando os direitos das presas grávidas e de seus bebês. A unidade é ligada ao Centro de Recuperação Feminino de Ananindeua.
Participaram também da reunião, o advogado Thiago Lopes; a assessora para Assuntos Penitenciários da Susipe, Ivanilda Pontes; e o coordenador de Assistência ao Egresso, Belchior Machado.
A Unidade – Com 14 leitos, a UMI da Susipe foi construída a partir de um convênio celebrado, em 2011, com o Departamento Penitenciário Nacional (Depen), e faz parte do Programa de Políticas Públicas às Mulheres Encarceradas, realizado pelo Governo do Estado.
Os leitos estão distribuídos em três quartos, onde mães e filhos recebem acompanhamento de uma equipe multidisciplinar de saúde, composta por pediatras, enfermeiras, ginecologistas, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais, odontólogos e nutricionistas.
O atendimento às internas e aos bebês na Unidade Materno Infantil da Susipe é 24 horas e conta com uma ambulância para emergências. Atualmente há 05 lactantes na unidade e 09 grávidas, na UMI de Ananindeua. As unidades prisionais de Marabá e Santarém também dispõem de um espaço de convivência entre mães e filhos, até o primeiro ano de vida.
*Texto: Assessoria de Comunicação.